Uma Década de Educação Midiática no Brasil
Levantamento de Teses e Dissertações (2013-2023)
Keywords:
Educação midiática; Pesquisas acadêmicas; MapeamentoAbstract
Este artigo tem como objetivo mapear as pesquisas sobre educação midiática no Brasil, examinando teses e dissertações produzidas entre 2013 e 2023. Os dados foram coletados a partir do Catálogo da Capes e da Biblioteca de Teses e Dissertações (BTDI). Foram identificados 57 trabalhos no total, sendo 41 dissertações e 16 teses, analisados nas seguintes categorias: 1) número de trabalhos acadêmicos por ano; 2) distribuição geográfica dos Programas de Pós-Graduação (PPGs) que abordam educação midiática; 3) número de pesquisas por PPG; 4) classificações temáticas das teses e dissertações; e 5) técnicas de pesquisa utilizadas. Os resultados mostram que as metodologias predominantes são entrevistas e análises bibliográficas. Além disso, as pesquisas estão concentradas na região centro-sul do país, indicando uma necessidade de estudos em áreas socioeconomicamente menos favorecidas, como o norte e nordeste.
References
Assunção Reis, T. (2022). UM ESTUDO SOBRE O JORNALISMO LOCAL E REGIONAL NO
BRASIL: um levantamento de teses e dissertações (2010-2020). Pesquisa em Jornalismo Brasileiro , 18 (3), 574–597. https://doi.org/10.25200/BJR.v18n3.2022.1541
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. 3. ver. Brasília, DF: Ministério da Educação, 2017. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index. php?option=com_docman&view=download&alias=79601-anexo-texto-bncc-reexportado-pdf- 2&category_slug=dezembro-2017-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 12 ago 2023
BÉVORT, E.; BELLONI, M. L.. Mídia-educação: conceitos, história e perspectivas. Educação & Sociedade, v. 30, n. 109, p. 1081–1102, set. 2009.
Folha de S. Paulo Região Norte tem 11% do número de pesquisadores doutores do Sudeste., [S. l.], p. 01, 27 nov. 2017. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/seminariosfolha/2017/11/1938684-regiao-norte-tem-11- do-numero-de-pesquisadores-doutores-do-sudeste.shtml. Acesso em: 14 set. 2023.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Internet já é acessível em 90,0% dos domicílios do país em 2021. In: Agencia de notícias IBGE. [S. l.], 16 set. 2022. Disponível em: https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-noticias/2012-agencia-de- noticias/noticias/34954-internet-ja-e-acessivel-em-90-0-dos-domicilios-do-pais-em-2021. Acesso em: 11 set. 2023.
MARQUETTO, Cristiane. Alfabetização midiática e jornalismo: práticas jornalísticas na escola para o desenvolvimento do pensamento crítico no combate à desinformação. 2021. Dissertação (Doutorado em Ciências da Comunicação) - Unisinos, [S. l.], 2021.
Disponível em: http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/9711. Acesso em: 11 set. 2023.
MARTINO, Luis Mauro; MENEZES, José Eugenio. Media Literacy: competências midiáticas para uma sociedade midiatizada. Revista do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM) da Faculdade Cásper Líbero, [s. l.], 1 set. 2022. Disponível em: https://seer.casperlibero.edu.br/index.php/libero/index. Acesso em: 11 set. 2023.
ORGANIZAÇÃO para Cooperação e Desenvolvimento Econômico. Leitores do Século XXI, https://www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/avaliacao-e-exames- educacionais/pisa/resultados, 20 maio 2021. Acesso em 9/agosto/2023
PERUZZO, Cicilia. Comunicação comunitária e educação para a cidadania. In: PCLA, v. 4, n. 1, out/nov/dez. 2002.
PRENSKY, M.: Digital Natives Digital Immigrants. In: PRENSKY, Marc. On the Horizon. NCB University Press, Vol. 9 No. 5, October (2001a). Disponível em
<http://www.marcprensky.com/writing/>. Acesso em 10/agosto/2023.
RIBEIRO, F. P. Paulo Freire na Comunicação e os Meios de “Comunicados”. Rizoma, v. 1, n. 2, p. 78-91, 30 dez. 2013.
QUIÉNES Somos. In: Quiénes Somos. Argentina: Las Otras Voces, 10 mar. 2004. Disponível em: https://lasotrasvoces.org.ar/quienes-somos/. Acesso em: 14 set. 2023.
SOARES, I. de O. Educomunicação e Educação Midiática: vertentes históricas de aproximação entre comunicação e educação. Comunicação & Educação, [S. l.], v. 19, n. 2, p. 15-26, 2014.
DOI: 10.11606/issn.2316-9125.v19i2p15-26. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/72037. Acesso em: 10 set. 2023.
SOARES, I. de O. Educomunicação, paradigma indispensável à renovação curricular no ensino básico no Brasil. Comunicação & Educação, [S. l.], v. 23, n. 1, p. 7-24, 2018. DOI: 10.11606/issn.2316-9125.v23i1p7-24. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/144832. Acesso em: 14 ago. 2023.
SOUSA, Lumária. Favelação: experiências de letramento midiático através da pesquisa- ação. 2019. Dissertação (Mestre em comunicação) - Universidade Federal Fluminense, [S. l.], 2019. Disponível em: https://app.uff.br/riuff/handle/1/15300. Acesso em: 11 set. 2023.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Os direitos autorais dos artigos publicados ficam reservados à Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Fumec. As opiniões expressas nos artigos assinados são de responsabilidade exclusiva de seus autores.
A Revista Mediação é licenciada sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil.