Parazão feminino e cobertura esportiva
contextos e tensionamentos de uma modalidade (in)visível
Keywords:
Comunicação, Futebol Feminino Paraense, CidadaniaAbstract
O artigo discute a inserção do Campeonato Paraense de Futebol Feminino na cobertura esportiva, sob o propósito de evidenciar a (in)visibilidade do futebol feminino na imprensa, contextualizando e identificando as tensões existentes no tratamento dessa modalidade pelo jornalismo. Qual o contexto do futebol paraense é apresentado pelo jornalismo esportivo? Diante deste questionamento, utilizamos a metodologia de análise de conteúdo que parte dos estudos teóricos da comunicação, cidadania e esporte. A pesquisa constrói a empiria em notícias e matérias jornalísticas produzidas pelo portal Globo Esporte Pará e portal O Liberal entre agosto e dezembro de 2022, e pelo jornal impresso Diário do Pará em 1984, referentes ao Parazão Feminino. Pensamos como hipótese, para entender estas relações, o baixo investimento das federações e dos clubes de um lado e de outro a invisibilização tácita da imprensa hegemônica no que tange a cobertura esportiva.
References
BARDÍN, Laurence. Análise de Conteúdo. Edições 70, LTDA: Lisboa/Portugal, 1977.
CHRISTOFOLETII, Danilo. A midiatização do futebol brasileiro: um estudo comparativo entre o Museu do Futebol e o Memória Globo. Campinas: PUC Campinas, 2017.
FERRAZ, Rafael. Futebol e comunicação, um processo de consumo chamado paixão. Ornigacom, v. 8, n. 15, p.107-123. Disponível em: <https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139109>. Acesso em: 29/02/2024.
GASTALDO, Édison. Futebol, Mídia e Sociabilidade. Uma experiência etnográfica. Cadernos IHU ideias. Ano 3, nº 43, 2005.
GOELLNER, Silvana. Mulheres e futebol no Brasil: entre sombras e visibilidades. Rev. bras. Educ. Fís. Esp., São Paulo, v.19, n.2, p.143-51, abr./jun. 2005.
_________________. As mulheres, o esporte e o direito de ser. In: Mulheres no Esporte. Edição Especial da Revista do Observatório Brasil da Igualdade de Gênero. Brasília: Secretaria de Políticas para as Mulheres, 2014.
_________________. Futebol de mulheres: histórias, memórias e desafios. In: Futebol de mulheres no Brasil: desafios para as políticas públicas. – Curitiba, CRV: 2022.
MAIA, Rousiley. Identidades coletivas: negociando novos sentidos, politizando as diferenças. Contracampo, 2008. Disponível em: <https://periodicos.uff.br/contracampo/article/view/17312>. Acesso em: 02 de março de 2023.
MARQUES, José. Esporte e os meios de comunicação no Brasil: vícios e virtudes de um matrimônio secular. In: O futebol nas Ciências Humanas no Brasil. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2020.
MORAES, Carolina. Futebol e relações de gênero: elas jogam no futebol misto ou no futebol de mulheres? In: Outro futebol é possível: o futebol de rua como prática de cidadania. – São Paulo: Editora Dandara, 2023.
MORAIS, Isabelly. Guia do Campeonato Brasileiro Futebol A1 2021. Disponível em: <https://issuu.com/isabellymorais/docs/guia_do_brasileiro_feminino_a1_2021>. Acesso em: 19 de fevereiro de 2024.
RESENDE, Fernando. O jornalismo e suas Narrativas: as brechas do Discurso e as Possibilidades do Encontro. Revista Galáxia, São Paulo, n. 18, p.31-43. 2009.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Os direitos autorais dos artigos publicados ficam reservados à Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Fumec. As opiniões expressas nos artigos assinados são de responsabilidade exclusiva de seus autores.
A Revista Mediação é licenciada sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil.