“EU SOU MULHER E É ÓBVIO QUE”
um estudo sobre o diálogo entre publicidade e feminismo popular
Palabras clave:
Femvertising, Publicidade, Representações de gênero, Feminismo popular, InstagramResumen
Neste artigo, refletimos sobre a dimensão dos impactos de uma campanha publicitária femvertising na construção dos valores simbólicos do feminismo contemporâneo percebidos pelas mulheres brasileiras. Nos utilizamos da análise de conteúdo e percorremos comentários realizados no Instagram, em resposta à convocação para o consumo em post do programa televisivo Falas Femininas, veiculado no Dia Internacional da Mulher. O deslocamento das narrativas complexas da mensagem publicitária para interações breves e superficiais apresentadas nos relatos analisados apontam indícios da mercantilização do feminismo confrontado pela misoginia popular (Banet-Weiser, 2018). A parca presença de discussões acerca da bidimensionalidade reconhecimento e redistribuição de justiça de gênero (Fraser, 2024), sugere as representações dos papéis sociais femininos tradicionais e reflete o fenômeno do feminismo popular.
Citas
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