“EU SOU MULHER E É ÓBVIO QUE”

um estudo sobre o diálogo entre publicidade e feminismo popular

Autores/as

Palabras clave:

Femvertising, Publicidade, Representações de gênero, Feminismo popular, Instagram

Resumen

Neste artigo, refletimos sobre a dimensão dos impactos de uma campanha publicitária femvertising na construção dos valores simbólicos do feminismo contemporâneo percebidos pelas mulheres brasileiras. Nos utilizamos da análise de conteúdo e percorremos comentários realizados no Instagram, em resposta à convocação para o consumo em post do programa televisivo Falas Femininas, veiculado no Dia Internacional da Mulher. O deslocamento das narrativas complexas da mensagem publicitária para interações breves e superficiais apresentadas nos relatos analisados apontam indícios da mercantilização do feminismo confrontado pela misoginia popular (Banet-Weiser, 2018). A parca presença de discussões acerca da bidimensionalidade reconhecimento e redistribuição de justiça de gênero (Fraser, 2024), sugere as representações dos papéis sociais femininos tradicionais e reflete o fenômeno do feminismo popular.

Biografía del autor/a

Egle Muller Spinelli, Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM-SP)

Professora titular do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Práticas de Consumo da Escola Superior de Propaganda e Marketing (PPGCOM ESPM), doutora em Ciências da Comunicação (ECA/USP). É coordenadora da Cátedra Maria Aparecida Baccega, líder do grupo de pesquisa Comunicação, Literacia Digital e Consumo (DIGICOM) e integrante do grupo COM+ (ECA-USP). Membro da Rede Alfamed.

Carla Figueiredo, Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM-SP)

Mestranda do programa de Pós-Graduação em Comunicação e Práticas de Consumo da Escola Superior de Propaganda e Marketing (PPGCOM ESPM). Membro do grupo de pesquisa Comunicação, Literacia Digital e Consumo (DIGICOM) e docente da Skema Business School.

Citas

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Publicado

11/03/25