Interfaces da Comunicação: influências do cinema na telenovela Avenida Brasil

Autores/as

  • Rafael Jose Bona Departamento de Comunicação da FURB - Universidade Regional de Blumenau

Palabras clave:

Comunicação, Telenovela, Cinema, Interfaces

Resumen

O artigo analisa as influências do cinema em cenas do último capítulo da telenovela Avenida Brasil (2012), exibida pela Rede Globo de Televisão. Este produto midiático ficou conhecido por suas inovações na forma de produção de telenovelas no país. Para contextualizar a questão de interfaces da comunicação foram utilizados os autores: Maria Immacolata Lopes (2009), José Luiz Braga (2011) e Muniz Sodré (2012). A análise deu-se a partir de José Roberto Sadek (2008) e Renato Pucci Júnior (2013). Os resultados alcançados apontam contribuições das interfaces comunicacionais no fortalecimento da produção de telenovelas brasileiras e o alcance de novo público pertencente à era das convergências midiáticas. 

Biografía del autor/a

Rafael Jose Bona, Departamento de Comunicação da FURB - Universidade Regional de Blumenau

Doutorando em Comunicação e Linguagens, pela Universidade Tuiuti do Paraná (UTP). Docente da Universidade Regional de Blumenau (FURB) e da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)

Citas

ANTONELLI, Juliana Sangion. Vale a pena ver de novo? A Globo Filmes e as novas configurações do audiovisual brasileiro na pós-retomada. 397 p. Tese de Doutorado (Multimeios) – Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Campinas, 2011.

ALENCAR, Mauro. Especialistas explicam o fenômeno ‘Avenida Brasil’. O Globo. Edição online, 19 out. 2012. Entrevista concedida a Thaís Britto e Zean Bravo. Disponível em: URL: http://glo.bo/PGEn5F, acessado em 26 mar. 2013.

BACCEGA, Maria Aparecida. Reflexões sobre telenovela: o âmbito do ficcional como desenho do cenário das práticas de consumo. In. Anais… XXXIV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – Recife, PE – 2 a 6 de setembro de 2011.

BRAGA, José Luiz. Constituição do campo da comunicação. Verso e Reverso. XXV(58), jan./abr. 2011. p. 62-77.

BRITTO, Thaís; BRAVO, Zean. Especialistas explicam o fenômeno ‘Avenida Brasil’. O Globo. Edição online, 19 out. 2012. Disponível em: URL: http://glo.bo/PGEn5F, acessado em 26 mar. 2013.

BUTCHER, Pedro. A dona da história: origens da Globo Filmes e seu impacto no audiovisual brasileiro. 115 p. Dissertação de Mestrado (Comunicação) – Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro, 2006.

CANZIANI, Tatiana de Medeiros. A Telenovela Paranaense: da Implantação da TV no Estado do Paraná à Era do Videoteipe. In. Anais… XXXIV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – Recife, PE – 2 a 6 de setembro de 2011.

CESÁRIO, Lia Bahia. Uma análise do campo cinematográfico brasileiro sob a perspectiva industrial. 184 p. Dissertação de Mestrado (Comunicação) – Universidade Federal Fluminense (UFF), 2009.

IORIO, Patrícia de Miranda. “Avenida Brasil” e o subúrbio carioca: apontamentos para um estudo sobre a telerrealidade na narrativa ficcional televisiva. In. Anais… XXXV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – Fortaleza/CE – 03 a 07 de setembro de 2012.

LOPES, Maria Immacolata Vassalo de. Telenovela como recurso comunicativo. Matrizes. Ano 3. n. 1, ago./dez. 2009, p. 21-47.

MARTINO, Luís Mauro Sá. Teoria da comunicação: ideias, conceitos, e métodos. Petrópolis, RJ: Vozes, 2009.

MATTA, João Paulo Rodrigues. Análise competitiva da indústria cinematográfica brasileira no mercado interno de salas de exibição, de 1994 a 2003. 296 p. Dissertação de Mestrado (Administração) – Universidade Federal da Bahia (UFBA), 2004.

MAURO, Rosana; TRINDADE, Eneus. O estereótipo da vilã emergente na construção das identidades discursivas de Carminha em Avenida Brasil. In. Anais… XXXV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – Fortaleza, CE – 3 a 7 set. 2012.

OIKAWA, Erika; JOHN, Valquíria; AVANCINI, Denise. De @berilopassione a #MeserveVadia: Passione e Avenida Brasil no contexto de convergência midiática. Ciberlegenda. n. 27, 2012, p. 106-118.

PUCCI JÚNIOR, Renato Luiz. Inovações estilísticas na telenovela: a situação em Avenida Brasil. In.: Anais... XXII Encontro Anual da Compós, Universidade Federal da Bahia, 04 a 07 de jun. 2013.

RAHDE, Maria Beatriz Furtado; TIETZMANN, Roberto; COSTA, Cristiane Finger; DORFMAN, Beatriz. Avenida Brasil: o popular como pós-modernismo televisivo. Estudos em Comunicação. n. 12, dez. 2012, p. 325-314.

RUY, Karine dos Santos. Para onde vão nossos filmes? Um estudo sobre a circulação do blockbuster nacional no mercado de salas. 180 p. Dissertação de Mestrado (Comunicação Social) – Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC/RS), Porto Alegre, 2011.

SADEK, José Roberto. Telenovela: um olhar do cinema. São Paulo: Summus, 2008

SIFUENTES, Lírian; VILELA, Mateus Dias; JEFFMAN, Tauana Mariana. O dia em que a internet congelou: apropriações de Avenida Brasil nas mídias sociais. Sessões do Imaginário. Ano XVII, n. 27, 2012, p. 11-21.

SILVA, José Augusto Amorim Guilherme da. Sentido e valorização nas práticas e no discurso do espectador sobre o cinema brasileiro: estudo sobre o subcampo do cinema e seu habitus narrativo. 352 p. Tese de Doutorado (Sociologia) – Universidade Federal de Pernambuco, 2010.

SOBRAL, Jacqueline. O Protagonismo das Classes Populares na Telenovela Brasileira: uma reflexão a partir da “Avenida Brasil”. In. Anais… XXXV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – Fortaleza, CE – 3 a 7 set. 2012.

SODRÉ, Muniz. Comunicação: um campo em apuros teóricos. Matrizes. Ano 5, n. 2, jan./jul. 2012, São Paulo, p. 11-27.

______. Especialistas explicam o fenômeno ‘Avenida Brasil’. O Globo. Edição online, 19 out. 2012. Entrevista concedida a Thaís Britto e Zean Bravo. Disponível em: URL: http://glo.bo/PGEn5F, acessado em 26 mar. 2013.

SOUZA, Cinthia Ferreira de. A (nova) representação social e psíquica dos personagens femininos em Avenida Brasil. In. Anais… XXXV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – Fortaleza, CE – 3 a 7 set. 2012.

Publicado

25/07/14