Fotografia: ensaio e intervenção, em Susan Sontag

Autores/as

  • Marcio Serelle Professor do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social, Interações Midiáticas, da PUC Minas

Palabras clave:

Ensaio, Fotografia, Ética, Susan Sontag

Resumen

Esse artigo pretende recuperar aspectos da fotografia nos escritos de Susan Sontag. A tese é de que a fotografia torna-se, nesses textos, um objeto de síntese do gesto ensaístico e da intervenção intelectual. Condensando elementos modernos tais como fragmentação, fidelidade à aparência, colecionismo e desejo pela diversidade, a fotografia também faculta contextos apropriados para reforçar posições e estimular atitudes. Esse ponto entre contemplação e ética torna-se, assim, uma chave para a compreensão dos pensamentos de Sontag acerca da vida contemporânea. A fotografia é, portanto, não somente um tema recorrente em sua obra, mas um modo de a ensaísta lidar com a complexidade e as contradições do mundo.

Biografía del autor/a

Marcio Serelle, Professor do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social, Interações Midiáticas, da PUC Minas

Professor do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social, Interações Midiáticas, da PUC Minas. Pesquisador do CNPq.

Publicado

17/12/15