A presença da igreja no rádio brasileiro
Palabras clave:
Rádio. Religião. Igrejas. BrasilResumen
Há 73 anos foi ao ar o primeiro programa de rádio brasileiro de cunho religioso, A Voz da Profecia. Hoje, rádio e igreja estão atados de forma visceral, ligando altares e microfones num fenômeno que desafia os pesquisadores do campo da Comunicação. Este trabalho tem o objetivo de dar início a um breve mapeamento do rádio religioso no Brasil, buscando entender a sua configuração. Na ausência de um órgão ou entidade que centralize as informações sobre a presença da igreja na radiofonia, a pesquisa foi realizada a partir de duas investigações: dados do livro “Panorama do rádio no Brasil” e informações disponibilizadas pelo portal Donos da Mídia.
Citas
CALDAS, Rebeca dos Santos. Indústria fonográfica gospel: a produção de música religiosa dentro das estratégias de mercado. VI ENECULT: Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura. Salvador, BA. 25-27 mai 2010.
CAMPOS, Leonildo Silveira Campos. Evangélicos, pentecostais e carismáticos na mídia radiofônica e televisiva. Revista da USP, nº 61, março-maio de 2004. http://www.usp.br/revistausp/61/15-leonildo.pdf. Acesso:09 jul. 2014
CORAZZA, Helena. A missão das rádios católicas. http://www.paulinas.org.br/sepac/pt-br/?system=paginas&action=read&id=1675. Acesso:10 jul. 2014
CUNHA, Magali do Nascimento. O conceito de Religiosidade Midiática como atualização do conceito de Igreja Eletrônica em tempos de cultura “gospel”. XXV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, Salvador/BA, 04 e 05 set 2002.
DIAS, Arlindo Pereira. Domingão do Cristão: estratégias de comunicação da Igreja Católica. São Paulo: Salesiana, 2001.
GOMES, José Ozean. Diversidade religiosa e mídia radiofônica: O uso das rádios comunitárias por instituições evangélicas no Brasil. São Paulo: Eclesiocom 2011.
GONÇALVES, Patrycia Borges; CAETANO, Márcia Mariano Raduam. Panorama das Instituições Religiosas e suas Práticas Radiofônicas no Sudoeste Goiano. XV Congresso de Ciências da Comunicação na Região Centro-Oeste. Rio Verde – GO. 30 mai a 01 jun 2013.
MARCELO, Adriana Rabelo Rodrigues. O rádio como difusor da cultura religiosa: uma análise do programa “Encontro com os Romeiros”. Acervo On-line de Mídia Regional, ano 11, vol. 6, n. 6, p.3-9, mai/ago 2007.
PRATA, Nair (Org.). Panorama do rádio no Brasil. Florianópolis: Insular, 2011.
PRATA, Nair. A fidelização do ouvinte e as estratégias de audiência no rádio. Anais do 8º SOPCOM. Lisboa: 17-19 out. 2013.
Religião nos processos comunicacionais miditáticos. http://www2.metodista.br/unesco/1_Eclesiocom%202011/Arquivos/Trabalhos/6.Diversidade%20Religiosa%20e%20M%C3%ADdia%20Radiof%C3%B4nica_Jos%C3%A9Gomes.pdf. Acesso:09 jul. 2014.
SANTOS, Suzy; CAPPARELLI, Sérgio. Crescei e Multiplicai-vos: a explosão religiosa na televisão brasileira. Intexto, Porto Alegre: UFRGS, v.2, n. 11, p.1-24, jul/dez 2004.
SIGNATES, Luís; CARVALHO, Janaína. O caráter mediador das estratégias de segmentação e especialização das programações de rádio e TV ante o fenômeno da globalização. 1997.
http://www.portcom.intercom.org.br/pdfs/8f45bae11bc9b67e22fb28a7f0690b06.pdf. Acesso:09 jul. 2014.
TORRES, João Victor; ROSSETTI, Êmili Adami. O Reino Simbólico de Edir Macedo. XV Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste. Mossoró – RN. 12 a 14 de Junho de 2013.
VERONE, Sandro Luis Wodzik e BORELLI, Viviane. Dispositivos midiáticos geram novas relações entre a Igreja e os seus fiéis. X Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul. Blumenau, 2009.
VIEIRA, Beatriz Trezzi. O Conteúdo Religioso em Radiojornais de Emissoras Católicas. XVIII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste, 3 a 5 de julho de 2013.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Os direitos autorais dos artigos publicados ficam reservados à Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Fumec. As opiniões expressas nos artigos assinados são de responsabilidade exclusiva de seus autores.
A Revista Mediação é licenciada sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil.