A presença da igreja no rádio brasileiro

Autores/as

  • Nair Prata Universidade Federal de Ouro Preto http://orcid.org/0000-0002-9127-7720
  • Debora Cristina Lopez Universidade Federal de Ouro Preto
  • Wanir Campelo Centro Universitário de Belo Horizonte

Palabras clave:

Rádio. Religião. Igrejas. Brasil

Resumen

Há 73 anos foi ao ar o primeiro programa de rádio brasileiro de cunho religioso, A Voz da Profecia. Hoje, rádio e igreja estão atados de forma visceral, ligando altares e microfones num fenômeno que desafia os pesquisadores do campo da Comunicação. Este trabalho tem o objetivo de dar início a um breve mapeamento do rádio religioso no Brasil, buscando entender a sua configuração. Na ausência de um órgão ou entidade que centralize as informações sobre a presença da igreja na radiofonia, a pesquisa foi realizada a partir de duas investigações: dados do livro “Panorama do rádio no Brasil” e informações disponibilizadas pelo portal Donos da Mídia. 

Biografía del autor/a

Nair Prata, Universidade Federal de Ouro Preto

Jornalista (UFMG), mestre em Comunicação (Universidade São Marcos), doutora em Linguística Aplicada (UFMG) e pós-doutora em Comunicação pela Universidad de Navarra (Espanha) com pesquisa em radiojornalismo e mídias digitais. Trabalhou durante 18 anos em emissoras de rádio, principalmente a Rádio Itatiaia. É professora adjunta do curso de Jornalismo e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). No mestrado ganhou o Prêmio Intercom 2001 de Melhor Dissertação de Mestrado do Ano - Categoria Rádio e TV, com o trabalho "A fidelidade do ouvinte de rádio: um estudo dos principais fatores determinantes da audiência fiel". No doutorado realizou estágio na Universidade do Minho, em Portugal, com bolsa de estudos da Capes e desenvolveu tese sobre o tema "Webradio: novos gêneros, novas formas de interação. Ganhou o 3º lugar nacional no Prêmio Freitas Nobre de Doutorado 2008, concedido pela Intercom. É diretora Regional Sudeste da Intercom. É vice-presidente da Associação Brasileira de Pesquisadores de História da Mídia. Coordenou o Grupo de Pesquisa Rádio e Mídia Sonora da Intercom por dois mandatos (2011-2014). É sócia da Intercom (Grupo de Pesquisa em Rádio e Mídia Sonora) e da SBPJor (Sociedade Brasileira dos Pesquisadores em Jornalismo). Tem 11 livros publicados, além de vários artigos sobre rádio, radiojornalismo e novas tecnologias em rádio. É vencedora do Prêmio Luiz Beltrão 2013, categoria Liderança Emergente.

Debora Cristina Lopez, Universidade Federal de Ouro Preto

Doutora em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia (2009), mestre em Letras pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2005) e possui graduação em Jornalismo pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (1998). É professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e da graduação em Jornalismo da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Coordena o Grupo de Pesquisa Convergência e Jornalismo (ConJor). É editora da Revista Rádio-Leituras. Recebeu o Prêmio Adelmo Genro Filho de Pesquisa em Jornalismo, promovido pela Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor), na Categoria Doutorado, na edição 2010. Recebeu, junto ao "Grupo de Ouro Preto", o Prêmio Luiz Beltrão Grupo Inovador / Grupo Transversal na edição 2015. É coordenadora adjunta do Grupo de Pesquisa Rádio e Mídia Sonora da Intercom (2015-2016). Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Radiodifusão, atuando principalmente nos seguintes temas: radiojornalismo, convergência, teorias do jornalismo, ética na comunicação e tecnologia da informaçáo. Já atuou no jornalismo impresso, radiofônico e televisivo.

Wanir Campelo, Centro Universitário de Belo Horizonte

Jornalista. graduada em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais (1979). Especialista em Língua Portuguesa pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (1997). Mestre em Educação, Administração e Comunicação pela Universidade São Marcos/SP (2001). Idealizadora e coordenadora do curso de Pós Graduação - Criação e Produção em Mídia Eletrônica: Rádio e TV, do Uni-BH (2004/2010), onde também ministra aulas e orienta monografias e Trabalhos de Conclusão de Curso. Professora titular do curso de graduação de Jornalismo nas cadeiras de Radiojornalismo; Técnicas de Reportagem, Entrevista e Pesquisa; Jornalismo Interpretativo e Opinativo; Trabalho Interdisciplinar de Graduação; Seminários Avançados. Professora orientadora de Monografia. Supervisora do Laboratório de rádio e da Webrádio-Uni-BH. Foi a primeira Coordenadora do Curso de Produção Editorial do Uni-BH. Exerceu o cargo por dois mandatos (4 anos), período em que o curso foi avaliado e aprovado pelo MEC. Coordenadora do Projeto de Extensão Radioescola Ponto Com do Uni-BH (2005/2010). Recebeu o Troféu George White - Prêmio Nacional concedido pela White Martins com a série: "Adeus, minério. Viagem aos minérios das Gerais", publicada em 14 edições no jornal Diário de Minas.Tem experiência de 35 anos na área de Comunicação, com ênfase em Jornalismo e, mais especificamente, no Rádio, onde atuou por 22 anos. Sócia da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação. Pesquisadora do Grupo de Rádio e Mídia Sonora da Intercom. Possui várias publicações sobre rádio, radiojornalismo e história do rádio. Foi Assessora de Imprensa da Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais (2009/2012).

Citas

CALDAS, Rebeca dos Santos. Indústria fonográfica gospel: a produção de música religiosa dentro das estratégias de mercado. VI ENECULT: Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura. Salvador, BA. 25-27 mai 2010.

CAMPOS, Leonildo Silveira Campos. Evangélicos, pentecostais e carismáticos na mídia radiofônica e televisiva. Revista da USP, nº 61, março-maio de 2004. http://www.usp.br/revistausp/61/15-leonildo.pdf. Acesso:09 jul. 2014

CORAZZA, Helena. A missão das rádios católicas. http://www.paulinas.org.br/sepac/pt-br/?system=paginas&action=read&id=1675. Acesso:10 jul. 2014

CUNHA, Magali do Nascimento. O conceito de Religiosidade Midiática como atualização do conceito de Igreja Eletrônica em tempos de cultura “gospel”. XXV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, Salvador/BA, 04 e 05 set 2002.

DIAS, Arlindo Pereira. Domingão do Cristão: estratégias de comunicação da Igreja Católica. São Paulo: Salesiana, 2001.

GOMES, José Ozean. Diversidade religiosa e mídia radiofônica: O uso das rádios comunitárias por instituições evangélicas no Brasil. São Paulo: Eclesiocom 2011.

GONÇALVES, Patrycia Borges; CAETANO, Márcia Mariano Raduam. Panorama das Instituições Religiosas e suas Práticas Radiofônicas no Sudoeste Goiano. XV Congresso de Ciências da Comunicação na Região Centro-Oeste. Rio Verde – GO. 30 mai a 01 jun 2013.

MARCELO, Adriana Rabelo Rodrigues. O rádio como difusor da cultura religiosa: uma análise do programa “Encontro com os Romeiros”. Acervo On-line de Mídia Regional, ano 11, vol. 6, n. 6, p.3-9, mai/ago 2007.

PRATA, Nair (Org.). Panorama do rádio no Brasil. Florianópolis: Insular, 2011.

PRATA, Nair. A fidelização do ouvinte e as estratégias de audiência no rádio. Anais do 8º SOPCOM. Lisboa: 17-19 out. 2013.

Religião nos processos comunicacionais miditáticos. http://www2.metodista.br/unesco/1_Eclesiocom%202011/Arquivos/Trabalhos/6.Diversidade%20Religiosa%20e%20M%C3%ADdia%20Radiof%C3%B4nica_Jos%C3%A9Gomes.pdf. Acesso:09 jul. 2014.

SANTOS, Suzy; CAPPARELLI, Sérgio. Crescei e Multiplicai-vos: a explosão religiosa na televisão brasileira. Intexto, Porto Alegre: UFRGS, v.2, n. 11, p.1-24, jul/dez 2004.

SIGNATES, Luís; CARVALHO, Janaína. O caráter mediador das estratégias de segmentação e especialização das programações de rádio e TV ante o fenômeno da globalização. 1997.

http://www.portcom.intercom.org.br/pdfs/8f45bae11bc9b67e22fb28a7f0690b06.pdf. Acesso:09 jul. 2014.

TORRES, João Victor; ROSSETTI, Êmili Adami. O Reino Simbólico de Edir Macedo. XV Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste. Mossoró – RN. 12 a 14 de Junho de 2013.

VERONE, Sandro Luis Wodzik e BORELLI, Viviane. Dispositivos midiáticos geram novas relações entre a Igreja e os seus fiéis. X Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul. Blumenau, 2009.

VIEIRA, Beatriz Trezzi. O Conteúdo Religioso em Radiojornais de Emissoras Católicas. XVIII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste, 3 a 5 de julho de 2013.

Publicado

07/07/17