A EDUCAÇÃO COMO MEDIAÇÃO: ESPAÇO SOCIAL E POLÍTICA PÚBLICA

Autores/as

  • Aparecida Luzia A. Zuin Doutora pelo Programa de Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Professora adjunta do Departamento de Artes (Artes Visuais, Teatro e Música) da Universidade Federal de Rondônia. Líder do Grupo de Estudos Semióticos em Jornalismo (GESJOR). Pesquisadora nas

Palabras clave:

Educação. Comunicação. Mediação. Espaço social. Política.

Resumen

Neste artigo, apresenta-se a ideia de educação como mediação, ou seja, por educação, neste caso, compreende-se uma política social planejada pelo Poder Público para servir à cidade, à comunidade e aos seus usuários. O modelo de educação que se pretende "mediação" é articulado e consolidado, dando unicidade às suas ações, a fim de se atingir o objetivo da fomentação do "valor ético discursivo". Isso significa que a educação é o espaço cuja proposta insere o debate nas escolas das comunidades com o objetivo de combater o tráfico de influências da gestão municipal nas tomadas de decisões e nos gerenciamentos das ações educativas e educacionais da escola.

Publicado

30/06/11