Apontamentos sobre o documentário: Evidenciando alteridades
Palabras clave:
Documentário Brasileiro, Alteridades, Representação do outro.Resumen
O artigo discute a possibilidade de retratar o outro através do cinema, levando-se em conta o que preconizava Walter Benjamim, ao defender a sétima arte, como evidenciadora das massas. Inicialmente, realizamos um breve percurso através da evolução da técnica cinematográfica, até a popularização do documentário. Mobilizando alguns exemplos de produções brasileiras, concluímos que o cinema, mesmo em sua vertente documental, não consegue abdicar da necessidade de recursos técnicos e estilísticos, o que, entretanto, não desabona sua capacidade de representação do outro.
Citas
BARTHES, Roland. O grau zero da escrita. Lisboa: Edições 70, 2015.
BAUMAN, Zygmunt. O mal-estar da pós-modernidade. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1998.
BENJAMIN, Walter. A obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica. In: BENJAMIN, Walter. Obras Escolhidas I: Magia e técnica, arte e política. São Paulo: Brasiliense, 1989.
BERNARDET, Jean-Claude. Cineastas e imagens do povo. São Paulo: Companhia das Letras, 2003.
COUTINHO, Eduardo. Encontros. Rio de Janeiro: Beco do Azougue, 2008.
COUTINHO, Eduardo, Xavier, Ismail, FURTADO, Jorge. O sujeito (extra) ordinário. In: MOURÃO, Maria Dora; LABAKI, Amir (Org.). O cinema do real. São Paulo: Cosac Naify, 2005.
DEBORD, Guy. A Sociedade do Espetáculo. Lisboa: Antígona, 2012.
GUIMARÃES, César. O outro no cinema. In.: FRANÇA (Org.). Imagens do Brasil: modos de ver, modos de conviver. Belo Horizonte: Autêntica, 2002.
HAMBURGER, Esther. Políticas da representação: ficção e documentário em Ônibus 174. In: MOURÃO, Maria Dora; LABAKI, Amir (Org.). O cinema do real. São Paulo: Cosac Naify, 2005.
LINS, Consuelo; MESQUITA, Cláudia. Filmar o real: sobre o documentário brasileiro contemporâneo. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2008.
MACIEL, Maria Esther. Vidas entrevistas - a biografia no filme Edifício Master, de Eduardo Coutinho. In: SOUZA, Eneida Maria de; MARQUES, Reinaldo Martiniano (Org.). Modernidades alternativas na América Latina. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2009.
MCLUHAN, Marshall. Os meios de comunicação como extensões do homem. São Paulo: Cultrix, 2002.
OLIVEIRA FILHO, Wilson. Desconstruindo McLuhan: O homem como (possível) extensão dos meios. Rio de Janeiro: E-papers, 2009.
ROTH, Laurent. A câmera DV: órgão de um corpo em mutação. In: MOURÃO, Maria Dora; LABAKI, Amir (Org.). O cinema do real. São Paulo: Cosac Naify, 2005.
SALLES, João Moreira. Notícias de um cinema do particular. Revista Sexta-feira, v.8, 2006, p. 157-8.
WINSTON, Brian. A maldição do “jornalístico” na era digital. In: MOURÃO, Maria Dora; LABAKI, Amir (Org.). O cinema do real. São Paulo: Cosac Naify, 2005.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Os direitos autorais dos artigos publicados ficam reservados à Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Fumec. As opiniões expressas nos artigos assinados são de responsabilidade exclusiva de seus autores.
A Revista Mediação é licenciada sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil.