Apontamentos sobre o documentário: Evidenciando alteridades

Autores/as

  • Darlan Roberto Santos Faculdade Santa Rita (Fasar) e Faculdade de Direito de Conselheiro Lafaiete (FDCL)

Palabras clave:

Documentário Brasileiro, Alteridades, Representação do outro.

Resumen

O artigo discute a possibilidade de retratar o outro através do cinema, levando-se em conta o que preconizava Walter Benjamim, ao defender a sétima arte, como evidenciadora das massas. Inicialmente, realizamos um breve percurso através da evolução da técnica cinematográfica, até a popularização do documentário. Mobilizando alguns exemplos de produções brasileiras, concluímos que o cinema, mesmo em sua vertente documental, não consegue abdicar da necessidade de recursos técnicos e estilísticos, o que, entretanto, não desabona sua capacidade de representação do outro.

Biografía del autor/a

Darlan Roberto Santos, Faculdade Santa Rita (Fasar) e Faculdade de Direito de Conselheiro Lafaiete (FDCL)

Doutor em Literatura Comparada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG – Brasil). Professor adjunto da Faculdade Santa Rita (Fasar) – Conselheiro Lafaiete, Minas Gerais, Brasil.

Pós-Doutor em Literaturas Brasileiras, tendo desenvolvido a pesquisa “Na mídia, na rua: O lixo em evidência e a desestabilização do discurso crítico”; sob orientação da professora Ivete Walty (Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG – Brasil).

Tem artigos publicados em revistas científicas do Brasil e de Portugal, conforme expresso no Currículo Lattes: lattes.cnpq.br/0745110465782994

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Publicado

27/12/17