O CIBERESPAÇO COMO UMA NOVA DIMENSÃO DA ESFERA PÚBLICA: a cobertura da campanha presidencial de 2010 nos blogs de Josias de Souza e Luis Nassif
Palabras clave:
Midia e política, ciberespaço, blogs, eleição presidencial,Resumen
O artigo traz uma discussão sobre a interface mídia e política relacionada a uma nova dimensão do espaço público que é o ciberespaço. A análise é da cobertura jornalística sobre a disputa presidencial de 2010 nos blogs de Josias de Souza, do Portal Uol, ligado ao Grupo Folha, e de Luís Nassif, que era hospedado no Portal Ig e passou para o Portal www.brasilianas.org. Trata-se da compreensão dos meios de comunicação – no caso os veículos jornalísticos – como atores políticos que interferem na disputa eleitoral. Os dados sobre a visibilidade e o tratamento (valência positiva, negativa ou neutra) revelam a tendência dos jornalistas – Josias de Souza assume um tom crítico em relação à candidatura de Dilma Rousseff (PT) enquanto Luís Nassif posta, na maioria das vezes, mensagens favoráveis à petista e negativas em relação ao candidato José Serra (PSDB).
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