CINEMA NA TV: O AUDIOVISUAL BRASILEIRO E A PRODUÇÃO DAS VISIBILIDADES CONTEMPORÂNEAS
Palabras clave:
Documentário, reportagem, visibilidadesResumen
Esse artigo discutirá sobre a crescente presença do documentário na televisão brasileira, possibilitada pelo novo cenário de convergência dos meios e pela publicação da Lei da TV Paga (Lei 12.485/2011). O objetivo é refletir sobre a produção das visibilidades contemporâneas, em termos estéticos e éticos. Para tanto, retomaremos a concepção crítica do documentário, demarcando algumas semelhanças e diferenças de seus modos de produção em relação à reportagem televisiva.
Título em inglês: CINEMA ON TV: THE BRAZILIAN AUDIOVISUAL AND THE PRODUCTION OF CONTEMPORARY VISIBILITIES
Keywords: Documentary, reportage, visibilities
Abstract: This article will discuss the growing presence of documentary on Brazilian television, made possible by the new scenario of media convergence and the publication of the Pay TV Law (Law 12.485/2011). The objective is to reflect on the production of contemporary visibilities in aesthetic and ethical terms. For such, we will return to the critical conception of the documentary, marking some similarities and differences of its modes of production in relation to television reporting.
Citas
BERNARDET, Jean-Claude. Cinema brasileiro: propostas para uma história. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.
CAIXETA, Ruben; GUIMARÃES, César. Pela distinção entre ficção e documentário, provisoriamente. Introdução. In: Ver e poder. A inocência perdida: cinema, televisão, ficção, documentário. Belo Horizonte, Editora UFMG, 2008.
CARVALHO, Alexandre; DIAMANTE, Fábio; BRUNIERA, Thiago; UTSCH, Sérgio. Reportagem na TV: como fazer, produzir, editar. São Paulo: Contexto, 2010.
COMOLLI, Jean-Louis. Ver e poder. A inocência perdida: cinema, televisão, ficção, documentário. Belo Horizonte, Editora UFMG, 2008.
DA-RIN, Silvio. Espelho Partido: tradição e transformação no documentário. Rio de Janeiro: Azougue Editorial, 2006.
FRANÇA, Andréa. O pensamento do documentário na televisão brasileira: a década de 1970. ECO-Pós: Revista do Programa de Pós-graduação da Escola de Comunicação da UFRJ. v. 14, nº 2, p. 129-141, 2011.
HALL, Stuart. Cultura e representação. Rio de Janeiro: Ed. PUC-Rio: Apicuri, 2016.
LINS, Consuelo; MESQUITA, Cláudia. Filmar o real. Sobre o documentário brasileiro contemporâneo. Rio de Janeiro. Jorge Zahar Editor, 2008.
LINS, Consuelo. Documentário: uma ficção diferente das outras? In: BENTES, Ivana (org.). Ecos do cinema: de Lumière ao digital. RJ. Ed. UFRJ, 2007. p. 225-233.
____________. O documentário de Eduardo Coutinho: televisão, cinema e vídeo. Rio de Janeiro. Jorge Zahar Ed., 2004.
MACHADO, Arlindo. A televisão levada a sério. São Paulo. Ed. SENAC SP, 2001.
MELO, Cristina Teixeira. O documentário como gênero audiovisual. Trabalho apresentado no INTERCOM – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação. XXV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – Salvador/BA, set. 2002a.
MELO, Cristina Teixeira. O documentário como gênero audiovisual. Revista Comunicação e Informação. v. 5, nº 2, p. 25-40, jan.-dez. 2002b.
MOTTA, Luiz Gonzaga. Análise pragmática da narrativa jornalística. In: LAGO, Cláudia, BENETTI, Marcia (orgs.). Metodologia de pesquisa em jornalismo. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008.
NICHOLS, Bill. Introdução ao documentário. Campinas, SP: Papirus, 2012.
PIVA, César. O audiovisual e territórios criativos para um novo eixo de desenvolvimento sustentável em Minas Gerais. In: MENDONÇA, Rosângela Míriam Lemos Oliveira; MORAES, Maria Flávia Vanucci; MONTEIRO, Marco Túlio Ferreira (orgs.). Economia Criativa, Inovação e Desenvolvimento: publicação do Programa Institucional de Extensão em Cultura e Desenvolvimento. Belo Horizonte: EdUEMG, 2017, p. 150-179.
ROSSINI, Miriam de Souza. Convergência tecnológica e os novos formatos híbridos de produtos audiovisuais. In: DUARTE, Beatriz E. e CASTRO Maria L. D. (orgs.) Comunicação audiovisual: gêneros e formatos. Porto Alegre: Sulina, 2007. p.165-181.
SEIXAS, Lia. Para compreender gêneros jornalísticos. Teorias do jornalismo e midialogia. In: SEIXAS, Lia; PINHEIRO, Najara F. (orgs.). Gêneros: um diálogo entre comunicação e Linguística Aplicada. Florianópolis: Insular, 2013.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Os direitos autorais dos artigos publicados ficam reservados à Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Fumec. As opiniões expressas nos artigos assinados são de responsabilidade exclusiva de seus autores.
A Revista Mediação é licenciada sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil.