Educação em Saúde
a Educomunicação como tecnologia de mobilização social
Mots-clés :
educomunicação, saúde, tecnologia, mobilização socialRésumé
O artigo “Educação em Saúde: a Educomunicação como tecnologia social na promoção de políticas públicas” apresenta os indicadores avaliativos encontrados na pesquisa de Iniciação Científica com título homônimo sobre a formação em Educomunicação oferecida pelo Educom.Saúde-SP, e como a prática da educação em saúde, enquanto política pública, pode contribuir para a prevenção de doenças e uma melhor relação entre profissionais da área e a população atendida. A análise foi feita a partir da observação, coleta de dados e entrevistas com profissionais e especialistas em 2020 e 2021. A pesquisa apresenta a educomunicação como uma tecnologia de mobilização social para a educação em saúde na atuação individual e coletiva dos profissionais na viabilização da cidadania da comunidade.
Références
ADULIS, Dalberto. Como planejar a avaliação de um projeto social. Apoio à gestão. Rio de Janeiro, 2002.
CORIOLANO-MARINUS, Maria Wanderleya de Lavor et al. Comunicação nas práticas em saúde: revisão integrativa da literatura. Saúde e Sociedade, v. 23, p. 1356-1369, 2014.
CITELLI, Adilson; SOARES, Ismar de Oliveira & Lopes; Maria Immacolata Vassallo. Educomunicação: referências para uma construção metodológica. Comunicação & Educação, Ano XXIV • número 2 • jul/dez 2019, pg. 12-25.
FREIRE, Paulo. Extensão ou comunicação?. Editora Paz e Terra, 2014.
hooks, bell. Ensinando a transgredir: a educação como prática de liberdade. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2017
JONASSEN, David H.; PECK, Kyle L.; WILSON, Brent G. Learning with Technology: a constructivist perspective. Upper Saddle River: Prentice Hall, 1999.
MARINO, E. Manual de Avaliação de Projetos Sociais. São Paulo: IAS – Pedagogia Social, 1a edição, 1998.
MELLO, Luci Ferraz; SOARES, Ismar de Oliveira. Educomunicação e as práticas pedagógico-comunicacionais da avaliação formativa no ensino básico. São Paulo, 2016.
SARTORI, Ademilde Silveira. Ecossistema educomunicativo: comunicação e aprendizagem em rede. Revista Linhas. Florianópolis, v.22, n.48, p.62-79, jan./abr. 2021. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/linhas/article/view/19624. Acesso em: 13 abr. 2024.
SOARES, Ismar; VIANA, Claudemir Edson; XAVIER, Jurema Brasil. Anais do V Encontro Brasileiro de Educomunicação: educação midiática e políticas públicas. 2014.
SOARES, Ismar Oliveira; VIANA, Claudemir Edson; FERREIRA, Irma T. R. Neves. Educomunicação nas políticas públicas de saúde no estado de São Paulo: Projeto Educom.Saúde-SP* em tempos de COVID-19. BEPA - BOLETIM EPIDEMIOLÓGICO PAULISTA (ONLINE), 2021;18 (208): 22-31.
SOARES, Ismar. Educomunicação: um campo de mediações. Comunicação & Educação, n. 19, p. 12-24, 2000.
VIANA, Claudemir Edson; NEVES, Irma. Qual educomunicação nas políticas públicas de saúde?. Educomunicação em tempos de pandemia: práticas e desafios, p. 123, 2021.
VIANA, Claudemir Edson. A educomunicação possível: práticas e teorias da educomunicação revisitadas por meio de suas práxis. In. Educomunicação e suas áreas de intervenção: novos paradigmas para diálogo intercultural. Revista Comunicação e Educação, ABPEDUCOM, 2017, p. 925-943.
Téléchargements
Publié-e
Numéro
Rubrique
Licence
Os direitos autorais dos artigos publicados ficam reservados à Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Fumec. As opiniões expressas nos artigos assinados são de responsabilidade exclusiva de seus autores.
A Revista Mediação é licenciada sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil.