El camino es junto
corpo e poética das ruas pelo direito ao aborto legal na fotografia de Lucía Prieto
Mots-clés :
Feminismo, Fotografia, Direitos sexuais e reprodutivos, CorpoRésumé
Argumentamos que imagens de ações feministas não têm como objetivo a constituição de um registro documental, mas compreendem parte da estratégia ativista de reivindicação que assume o campo visual como elemento do debate público. Produção e circulação de imagens não se restringem à composição de arquivos, mas funcionam como recursos mobilizadores da ação operando uma potencialidade sensível e discursiva própria da experiência política contemporânea (Calderón, 2020; Vacarezza, 2024), cujo campo de aparecimento ainda é regulado por normas de reconhecimento (Butler; Athanasiou, 2023). A imagem compõe um elemento de linguagem performativa ligado às formas diferenciais pelas quais sujeitas passam a se tornar reconhecíveis e memoráveis no espaço público (Jelin, 2024). Sob quadro teórico-crítico da estética e da comunicação, notamos como a fotografia de Lucía Prieto mira as ruas argentinas para captar a força sensível de um zeitgeist, forjada pelo levante de corpos pelos direitos sexuais e reprodutivos.
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