A DIVINA PARÓDIA DA “NOVA CLASSE MÉDIA”: Notas sobre a teleconstrução do subúrbio na novela “Avenida Brasil”
Mots-clés :
“Avenida Brasil”, “Nova Classe Média”, Subúrbio, Telenovela/Teleficção.Résumé
Este artigo tem como proposta refletir sobre as implicações oriundas da teleconstrução do subúrbio carioca, o fictício “Divino”, na telenovela “Avenida Brasil” (Rede Globo, 2012). A partir de elementos narrativos que caracterizaram a composição deste espaço e de seus personagens, relativiza-se o movimento de “popularização” da trama enquanto gesto de reconhecimento e representação das minorias não hegemônicas, isto é, como forma de ascensão de novas “figuras cidadãs” ao plano da visibilidade midiática. Tomando como partida a caracterização do idílico subúrbio do “Divino”, demonstro como a telenovela abordou a ascensão da chamada “nova classe média” de forma parodística, apostando em uma montagem de mundos movida por intencionalidades cômicas que, em minha avaliação, revelavam severos e perniciosos distanciamentos em relação aos espaços referenciados e aos atores sociais nele residentes.
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