“The entire history of you”: Cibercultura e memória
Mots-clés :
Comunicação, Memória, Cibercultura, Corpo, TecnologiaRésumé
O artigo centraliza sua discussão nas influências da tecnologia sobre a memória humana. Com o avanço da cibercultura (LEMOS, 2002), a simbiose entre corpo e tecnologia torna-se parte da vida real. O vasto potencial dos aparatos tecnológicos cria nova formas de percepção e armazenamento da memória, o que resulta em alterações na dinâmica social contemporânea e na própria subjetividade de cada pessoa. Este trabalho utiliza teorias sob as perspectivas da comunicação e da antropologia, exemplificando os conceitos abordados a partir de uma análise do episódio “The entire history of you”, da série britânica Black Mirror.
Références
AUMONT, Jacques; O olho interminável. Tradução Eloisa Araújo Ribeiro. São Paulo: Cosac Naify. 2004.
CANTON, Kátia. Temas da Arte Contemporânea: Tempo e Memória. Martins Fontes, São Paulo, 2011.
DEBORD, Guy. A sociedade do espetáculo. São Paulo: Projeto Periferia, 2003. Versão para eBook eBooksBrasil.com.
DOMINGUES, Diana. A vida com as interfaces da era pós-biológica: o animal e o humano. IN: DOMINGUES, Diana (Org.). Arte e vida no século XXI: tecnologia, ciência e criatividade. São Paulo: Editora Unesp, 2003, p.95-114.
DODEBEI, Vera; GOUVEIA, Vera. Memória do futuro no ciberespaço: entre lembrar e esquecer. DataGramaZero - Revista de Ciência da Informação, nº. 5m=, outubro de 2008. Disponível em:
<http://www.brapci.ufpr.br/brapci/_repositorio/2010/01/pdf_6800219dcb_0007635.pdf> ISSN: 1981-0695
FERREIRA, Maria Leticia Mazzucchi. Políticas de memória e políticas do esquecimento. Revista Aurora (PUCSP), São Paulo, n. 10, 2011, p. 102-118.
FLUSSER, Vilém. Comunicologia: reflexões sobre o futuro: as conferências de Bochum. São Paulo: Martins Fontes – selo Martins, 2014.
HALBERSTAM, Judith & LIVINGSTON, Ira. Posthuman Bodies. Bloomington, Indiana University Press, 1995.
HUYSSEN, Andréas. Seduzidos pela memória. Rio de Janeiro: Aeroplano, 2000.
KENSKI, Vani Moreira. Tecnologias também servem para fazer educação. In: Educação e Tecnologias: O Novo Ritmo Da Informação. p. 43-62. Papirus, Campinas-SP, 2007.
LÉVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 1999.
MORAN, José Manuel. Ensino e aprendizagens inovadores com tecnologias audiovisuais e telemáticas. In: MORAN, José Manuel; MASETTO, Marcos T.; BEHRENS, Marilda Aparecida (Orgs.). Novas tecnologias e mediação pedagógica. Campinas, SP: Papirus, 2009. P.11-65.
NORA, Pierre. Entre memória e história: a problemática dos lugares. Projeto História, Revista do programa de estudos pós-graduados em História e do Departamento de História. São Paulo, n. 10, p. 1-78, dez., 1993.
PEPPERELL, Robert. The Post-human Condition. Oxford, Intellect, 1995.
POLLAK, Michael. Memória e identidade social. Estudos históricos, Rio de Janeiro, v. 5, n.10, p. 200-212, 1992.
SANTAELLA, Lucia. Pós-humano - por quê? Revista USP, São Paulo, n.74, p. 126-137, junho/agosto 2007.
SANTOS, Myrian Sepúlveda dos. O pesadelo da amnésia coletiva: um estudo sobre os conceitos de memória, tradição e traços do passado. Cadernos de Sociomuseologia. América do Norte, n. 19, 2009.
SIBILIA, Paula. O Homem gvvvcc5ornico. Rio de Janeiro, Relume-Dumará, 2002.
_______. O show do eu: A intimidade como espetáculo. 1ª edição. Rio de Janeiro: Editora Nova Fronteira, 2008.
THE entire history of you. Direção: Brian Welsh. In.: Black Mirror - Primeira Temporada. Channel 4, 2011. Netflix. Web. 02 de fevereiro de 2017 <https://www.netflix.com/watch/70264856?trackId=13752289&tctx=0%2C2%2Cd7d9d1a9-f333-4559-a9a7-0c24a24b41ee-25403083>
Téléchargements
Publié-e
Numéro
Rubrique
Licence
Os direitos autorais dos artigos publicados ficam reservados à Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Fumec. As opiniões expressas nos artigos assinados são de responsabilidade exclusiva de seus autores.
A Revista Mediação é licenciada sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil.