COMUNIDADE DE FÃS COMO COMUNIDADES DE CONSUMO: DIN MICAS DE PROMOÇÃO DA IMAGEM DA CANTORA ARIANA GRANDE E SEU FANDOM NA ERA THANK U, NEXT (2019)
Résumé
As dinâmicas de consumo contemporâneas se complexificaram a partir de duas perspectivas: o objeto do consumo e o comportamento do consumidor. Quanto ao objeto de consumo, o público tem explorado mais do que produtos e serviços oferecem, mas valores, experiências e visões de mundo integradas ao consumo. Quanto ao comportamento, os consumidores têm protagonizado suas demandas e formado comunidade em torno dos objetos de consumo. Essa dinâmica se reflete também na indústria musical, sobretudo a partir das comunidades de fãs. Refletiu-se aqui como a comunidade de fãs se constitui uma comunidade de consumo e uma comunidade promocional dos objetos de consumo no contexto musical. Objetivou-se, portanto, analisar a promoção da imagem e dos trabalhos da cantora Ariana Grande entre seus fãs, a partir da era Thank U, Next, álbum lançado em 2019, considerando as dinâmicas de consumo e coletividade de fãs entre artistas e as ambiências digitais. A metodologia contemplou um estudo de caso de aporte documental tendo por corpus interações de usuários na rede social Twitter tendo por recorte o lançamento do referido álbum e hashtags relacionadas.
Références
AMARAL, A. Manifestações da performatização do gosto nos sites de redes sociais: uma proposta pelo olhar da cultura pop. Revista Ecopós, Rio de Janeiro, v. 17, n. 3, p. 1-12, 2014.
BAUDRILLARD, J. A Sociedade de Consumo. Lisboa: Edições 70, 2007.
BAUMAN, Zygmunt. Vida para consumo. A transformação das pessoas em mercadoria. São Paulo: Zahar Editora, 2008.
BOOG, J. How taste clusters influence the books you watch on Netflix. Medium: 2019. Disponível em: https://medium.com/@jasonboog/how-taste-clusters-influence-the-books-you-watch-on-netflix-feb4bd837db5. Acesso em: 19 nov. 2019.
CASTRO, G. G. S. Entretenimento, Sociabilidade e Consumo nas Redes Sociais: cativando o consumidor-fã. Fronteiras, São Leopoldo, v. 14, n. 2, 2012.
GRANDE, A. Thank U, Next. Los Angeles: Republic Records, 2019.
GRECO, C. O fandom como objeto e os objetos do fandom. Matrizes, São Paulo, v. 9, n. 1, p. 147-163, jan./jun. 2015.
GIGLIO, E. M. O comportamento do consumidor. São Paulo: Thomson, 2003.
HAKANEN, E. A.; WELLS, A. Music preference and taste cultures among adolescents. Popular Music & Society, v. 17, n. 1, p. 55-69, 1993.
KISCHINHEVSKY, M.; HERSCHMANN, M. A reconfiguração da indústria da música. Ecompós, Brasília, v. 14, n. 1, 2011.
KOTLER, P. Administração de marketing. 10. ed. São Paulo: Prentice Hall, 2000.
LAS CASAS, A. L. Marketing: conceitos, exercícios e casos. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2004.
MASCARENHAS, A.; TAVARES, O. A inteligência coletiva dos fandom na rede. In: CONGRESSO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO NA REGIÃO NORDESTE, 12, Campina Grande, 2010. Anais. Campina Grande: Intercom, 2010.
MASO, L. Marketing de Relacionamento. O que é? Para que serve? Qual sua importância para o cliente? Revista de Administração e Ciências Contábeis do IDEAU, v. 5, n. 10, jun. 2010.
MONTEIRO, C. Fandom: cultura participativa em busca de um ídolo. Anagrama, São Paulo, v. 4, n. 1, p. 1-13, 21 jun. 2010.
REZ, Rafael. Marketing de conteúdo: a moeda do século XXI. Rio de Janeiro: FGV, 2013.
PETERS, C. Ariana Grande explains 7 rings reference in her Thank U, Next video. Billboard, 2019. Disponível em: https://www.billboard.com/articles/columns/pop/8487662/ariana-grande-explains-7-rings-thank-u-next-music-video-legally-blonde. Acesso em: 26 nov. 2019.
VLADI, N. O negócio da música – como os gêneros musicais articulam estratégias de comunicação para o consumo cultural. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 33, Caxias do Sul, 2010. Anais. Caxias do Sul: Intercom, 2010.
Téléchargements
Publié-e
Numéro
Rubrique
Licence
Os direitos autorais dos artigos publicados ficam reservados à Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Fumec. As opiniões expressas nos artigos assinados são de responsabilidade exclusiva de seus autores.
A Revista Mediação é licenciada sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil.