A Aplicação da literacia midiática em produções infantis

Uma análise da série StoryBots: Hora da Resposta

Autores

  • Cassiano Martins PUCRS
  • Cristiane Finger PUCRS

Palavras-chave:

audiovisual;, produções infantis, literacia midiática, público infantil, Storybots

Resumo

O trabalho tem como objetivo estudar as mudanças do mercado audiovisual infantil e o uso da literacia midiática nestas produções. Para isso, foi escolhida a série Storybots: Hora da Resposta, lançada pela Netflix em 2022, como objeto de análise, levando em consideração sua relevância e impacto no público infantil. Fez-se necessário compreender as mudanças na produção, consumo e na qualidade dessas produções infantis e da aplicabilidade da literacia midiática como ferramenta em séries com viés educacional e de como isto impacta as crianças através da interatividade e da informação levada de forma lúdica e atrativa, com o objetivo de compreender como é aplicado e se é realmente efetiva a utilização da literacia nesses produtos audiovisuais. A pesquisa tem como autores principais: Livingstone (2004 e 2007), Gerhardt (2009) e  Scolari (2016). Ao longo do trabalho percebeu-se que as produções infantis utilizam da literacia para se aproximar, empoderar e educar o seu público com produções cada vez mais interativas e lúdicas.

Biografia do Autor

Cassiano Martins, PUCRS

Cassiano Martins é graduado em Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), onde além de aluno atuou como assistente de relacionamento na Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (PROEX) e Pró-Reitoria de Identidade Institucional (PROIIN),adquirindo experiência em gestão de relacionamento, produção de eventos e planejamento estratégico. Durante o período de graduação realizou intercâmbio na Universidad Anáhuac Mayab em Mérida no México, onde aprofundou seus estudos sobre comunicação transmidiática, comunicação organizacional e criatividade e inovação. Ao longo do seu percurso acadêmico adquiriu experiências em produção audiovisual, liderança, marketing, comunicação online e direitos humanos. Hoje atua como analista de planejamento estratégico de CRM na empresa Pmweb, fazendo com que marcas criem um diálogo empático com seus consumidores e atualmente também é mestrando em Literacia Midiática no Programa de Pós-Graduação em Comunicação da PUCRS (PPGCOM), sob a orientação da Dra. Cristiane Finger, desenvolvendo pesquisas sobre a importância da literacia midiática para a educação através da comunicação.

Cristiane Finger, PUCRS

ossui graduação em Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1985), mestrado em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1997) e doutorado em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2002). Ex- Vice presidente da Associação Riograndense de Imprensa (ARI), Ex- conselheira da Comissão de Ética do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do RS, Ex-coordenadora da Rede TELEJor - SBPJor, Coordenadora do Grupo de Pesquisa Televisão e Audiência (GPTV) . Professora titular do curso de Jornalismo da Escola de Comunicação, Artes e Design - Famecos da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Membro permanente do Programa de Pós-graduação em Comunicação Social- Famecos/PUCRS. Ex-Coordenadora do PPGCOM-Famecos/PUCRS. Ex- Diretora da Regional Sul - INTERCOM, em segundo mandato. Integrante do Conselho Fiscal da INTERCOM. Integrante do Conselho Deliberativo da ARI. Tem experiência na área de Comunicação, Jornalismo com ênfase em Telejornalismo, atuando principalmente nos seguintes temas: televisão, televisão expandida, telejornalismo, narrativas transmidiáticas, questão de gênero; Direitos Humanos; etarismo.

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Publicado

11/10/24