As Representações das Mulheres no Instagram do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação
Palavras-chave:
Desigualdade de gênero na ciência; Divulgação Científica; Instagram; Ministério da Ciência e TecnologiaResumo
Partimos do pressuposto de que persiste a desigualdade de gênero na divulgação sobre pesquisadoras no Brasil, ocasionada, entre outros fatores, pela sub-representação em espaços midiáticos, tais como os de divulgação científica, por mais paradoxal que isso possa parecer de início. Diante dessa questão, propomos uma análise quantitativa e qualitativa do perfil do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação no Instagram, sobre a inclusão, ou não, de mulheres em suas publicações no período de primeiro de julho de 2023 a 10 de dezembro de 2023. Identificamos um esforço por parte dos produtores midiáticos para uma maior presença das mulheres, com campanhas especiais, tais como a denominada mulheres na ciência, por exemplo. No entanto, observamos que elas ainda são sub-representadas e com reforços de alguns estereótipos, tais como a mulher como mãe e jovem iniciante.
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