Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos contidos nas normas da ABNT referentes à apresentação de artigos em publicação periódica científica (NBR 6022/2018), apresentação de referências bibliográficas (NBR 6023/2018), apresentação de citações em documentos (NBR 10520/2002), norma para datar (NBR 5892/2019), numeração progressiva das seções de um documento (NBR6024/2012) e resumos (NBR 6028/2021), bem como a norma de apresentação tabular do IBGE.
  • A identificação de autoria do trabalho foi removida do arquivo e dados de propriedade, garantindo o sigilo no processo de submissão para a para avaliação por pares.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • Os manuscritos devem ser submetidos confome os modelos de publicações aceitas, listados abaixo. Não serão aceitos manuscritos forá do padrão solicitado. Também é necessário anexar na submissão, a Página de Título, com a identiifcação dos autores em arquivo separado.

Diretrizes para Autores

Os trabalhos encaminhados para a Código 31 serão avaliados e revisados sob o sistema peer review. O texto enviado não pode conter nenhuma indicação de autoria ou vínculo institucional, pois o material será analisado de maneira absolutamente impessoal. Caso sejam necessárias informações adicionais que vinculem o texto ao autor, elas poderão ser adicionadas na versão final para publicação. 

A titulação mínima para publicação deve ser a de mestre. Artigos, redigidos por mestrandos, serão aceitos em coautoria com mestres ou doutores. Se adequado à linha editorial previamente estabelecida, os textos recebidos serão avaliados, sem identificação, por revisores ad hoc ou por membros do Conselho Editorial, em regime de double blind review. Nos pareceres emitidos, podem constar sugestões de alterações, acréscimos ou adaptações necessárias ao aprimoramento do texto examinado, a serem efetuadas segundo a concordância do autor, com vistas à possível publicação. Os autores receberão, se for o caso, comunicação relativa aos pareceres emitidos. Nesse processo, os nomes dos pareceristas permanecem em sigilo, juntos aos quais também é mantido o sigilo em relação aos nomes dos articulistas.

Podem ser duas as modalidades de artigo: a) Original: Artigos originais, relato de caso, resenha, relato de experiência, artigo de revisão de literatura (narrativa, sistemática, integrativa e escopo), Tradução, Short paper – Comunicação Breve; b) Revisão ou estado da arte: discutem trabalhos já publicados, revisões bibliográficas. Se o artigo já foi publicado em anais de eventos, deve-se fazer a menção em nota de rodapé, ao lado do título. Contudo, o texto não pode ser replicado integralmente, devendo-se revisá-lo, inclusive título e resumo, para que não se configure como ausência total de ineditismo.

Serão aceitos textos inéditos em português, acompanhados de resumos na língua vernácula e inglês ou espanhol. Os direitos autorais dos artigos publicados ficam reservados à Universidade FUMEC.

As opiniões expressas nos artigos são de responsabilidade exclusiva dos seus autores. Ressalta-se que a submissão do artigo para a “Código 31: revista de informação, comunicação e interfaces” confirma sua aceitação de publicação na mesma.

O resultado será informado ao (s) autor (es), havendo as opções: aceite integral, aceite com modificações e recusa. Observa-se um interregno de 2 anos entre publicações do mesmo autor ou coautor. Todo artigo, antes de ser encaminhado aos pareceristas, passará por uma observação dos editores a respeito dos requisitos institucionais, formais e temáticos exigidos nestas Diretrizes.

Incluir na submissão a Página de Título com a identificação dos autores (arquivo deve ser separado do manuscrito).

Documentos para submissão:

Página de título/Title page deve constar:

a) Tipo de manuscrito;

b) Título do manuscrito em português e inglês;

c) Nome completo, ORCID (Identificador de Pesquisador e Contribuidor Aberto) e e-mail de cada autor; Observação: É obrigatório fornecer o link do ORCID e o currículo Lattes de cada autor;

d) Instituição de afiliação (até dois níveis hierárquicos; cidade, estado, país), enumerada abaixo da lista de autores com números sobrescritos; 

e) Informações de contato com nome do autor, endereço, cidade, estado, país, CEP e e-mail;

f) Informações sobre trabalho acadêmico (trabalho de conclusão de curso, monografia, dissertação ou tese) que originou o manuscrito, incluindo autor, tipo e título do trabalho, ano de defesa e instituição;

g) Financiamento ou apoio, com declaração de todas as fontes, institucionais ou privadas, que contribuíram para a realização do estudo; Incluir números dos respectivos processos. Fornecedores de materiais, equipamentos, insumos ou medicamentos, gratuitos ou com descontos, também devem ser mencionados como fontes de financiamento, com cidade, estado e país de origem desses fornecedores. 

h) Notas de conflito de interesse: Informar se há conflitos de interesse financeiros ou de outra natureza por parte dos autores;

i) Agradecimentos;

j) Contribuição dos autores conforme CRediT (Taxonomia de Funções de Contribuição) com no mínimo os seguintes itens: Indicar a autoria com base em contribuições substanciais: (a) Concepção e elaboração do manuscrito, (b) Coleta e Análise de dados, (c) Discussão dos resultados, (d) Revisão e aprovação final do artigo;

k) Aprovação Ética: Incluir cópia de aprovação do Parecer do Comitê de Ética em Pesquisa (caso se aplique), com base na Resolução nº 510, de 7 de abril de 2016, para as pesquisas que realizam recrutamento de participantes e coleta de dados envolvendo seres humanos em pesquisas. 

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Edital de submissão de trabalhos para o II Encontro de Bibliotecários em Saúde de Minas Gerais

O II Encontro de Bibliotecários em Saúde de Minas Gerais tem objetivo de congregar, divulgar e discutir as práticas de bibliotecários atuantes na área da saúde, esse ano, teremos submissões de resumos expandidos e artigos com a temática das práticas profissionais de bibliotecários na área da saúde. 

Os melhores trabalhos, a partir da nota e avaliação, serão convidados para publicar uma versão completa no formato de artigo ou relato de experiência (expandido e alterado) a partir do trabalho submetido ao evento na Revista Código 31 (http://revista.fumec.br/index.php/codigo31/about/submissions

Todos os trabalhos que forem devidamente apresentados no dia do evento, receberão certificados 

Datas importantes:

  • Início das submissões: 10/05/2024
  • Término das submissões: 17/07/2024 (PRORROGADO)
  • Envio das avaliações e resultados: A partir da submissão
  • Resultado final: 08/2024

O evento receberá duas modalidades de trabalhos: 

  • Resumos Expandidos: O resumo expandido consiste em apresentar de forma concisa tópicos estruturados de uma pesquisa 
  • Relatos de Experiência: Os relatos de experiência são trabalhos que visam relatar uma experiência profissional, como algum serviço ou produto implantado, relatando seus processos e também um resultado positivo ou negativo. A ideia central é relatar uma atividade realizada para que outros bibliotecários conheçam seu trabalho.  

As normas gerais são:

  • Serão aceitos apenas resumos expandidos 
  • Os trabalhos precisam estar no template do evento
  • Os resumos expandidos deverão ter entre 5 páginas, no mínimo e 8 páginas, no máximo contando com as referências
  • Os relatos de experiência deverão ter entre 6 páginas, no mínimo e 10 páginas no máximo, contato com as referências
  • No máximo 6 autores por trabalho submetido
  • Não há limite de trabalhos submetidos
  • Todos os trabalhos deverão ser submetidos em arquivo editável .doc ou .docx

Cada trabalho será submetido à avaliação duplo-cega de, no mínimo, dois membros da Comissão Científica (formada por professores/as e pesquisadores/as das áreas de Biblioteconomia e Ciências da Informação, vinculados a universidades brasileiras) que recomendarão a aprovação com ou sem alterações ou a rejeição do trabalho a partir dos seguintes quesitos:

  • adequação do trabalho ao escopo do evento e ao eixo temático; se necessário, o avaliador poderá sugerir outro eixo pertinente;
  • originalidade e inovação;
  • adequação do título ao conteúdo do trabalho;
  • clareza na apresentação dos objetivos do trabalho;
  • adequação da metodologia aos objetivos do trabalho;
  • adequação da revisão de literatura/documentos citados aos objetivos do trabalho;
  • relevância para a área e contribuições trazidas pelos resultados, discussões e considerações do trabalho;
  • coerência, clareza e objetividade na organização do texto;
  • qualidade do texto em relação à correção ortográfica/gramatical, às normas de citação e de referência e ao template do evento.

EIXOS TEMÁTICOS 

  • Gestão de unidades de informação: Trabalhos que contemplem processos, técnicas, métodos e ferramentas para a gestão de unidades de informação na área da saúde
  • Produtos e Serviços: Trabalhos que abordem criação e avaliação de produtos e serviços informacionais ligados aos bibliotecários em saúde
  • Inovação e Tecnologias: Trabalhos que apresentem ações inovadoras e desenvolvimentos tecnológicos aplicáveis em unidades de informação em saúde que geram transformações e novas possibilidades com impactos para as equipes e para a comunidade.
  • Memória e Saúde: Trabalhos que estejam voltados para espaços de memórias ou memórias sobre unidades de informações em saúde.

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

II Encontro de Bibliotecários em Saúde de Minas Gerais

O II Encontro de Bibliotecários em Saúde de Minas Gerais tem objetivo de congregar, divulgar e discutir as práticas de bibliotecários atuantes na área da saúde, esse ano, teremos submissões de resumos expandidos e artigos com a temática das práticas profissionais de bibliotecários na área da saúde. 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.