BREVES CONSIDERAÇÕES SOBRE AS TÉCNICAS DE DECISÃO NO CONTROLE ABSTRATO DE NORMAS

O MODELO BRASILEIRO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46560/meritum.v18i4.8927

Resumo

Pelo método dedutivo, o autor alia a jurisprudência atualizada do Supremo Tribunal Federal e as preleções doutrinárias, de modo a oferecer apresentação panorâmica do sistema misto de controle de constitucionalidade erigido no Brasil, desde a promulgação da Constituição de 1988. Ademais, partindo da premissa de que as decisões proferidas em sede de controle de constitucionalidade possuem o condão de produzir impactantes efeitos no plano ontológico, inclusive aptos a originarem situações de inconstitucionalidade, o artigo expõe as principais técnicas de decisão judicial adotadas como alternativas viáveis de dosagem à potencialidade de eventuais declarações de invalidade dos atos normativos. Ao cabo, apresenta posição conclusiva, que salienta a relevância da distribuição constitucional de responsabilidade pelo controle, seja preventivo ou repressivo, não adstrito à esfera judicial, mas que abarca as instâncias políticas pela consonância da legislação elaborada ao Texto Fundamental.  

Biografia do Autor

Otávio Martinez Isaquiel Ferreira, Instituição Toledo de Ensino - ITE

Mestrando em Direito pela Instituição Toledo de Ensino - ITE (Área de Concentração: Sistema Constitucional de Garantia de Direitos); Corregedor do Município de Sorocaba; Advogado formado pela Faculdade de Direito de Sorocaba - FADI (inscrição n° 463.121); Palestrante voluntário de temas voltados à cidadania e ao Direito Público; Aluno-monitor por dois anos consecutivos da matéria Política e Sociedade no Brasil, na Faculdade de Direito de Sorocaba, tendo a oportunidade de ministrar ocasionalmente aulas expositivas.

Eliana Franco Neme, Universidade de São Paulo - USP

Mestre e Doutora em Direito Constitucional. Professora Associada da Universidade de São Paulo - USP - Faculdade de Direito de Ribeirão Preto na área de Direito Público com ênfase em direito Constitucional e Direitos Fundamentais. Professora do Centro Universitário de Bauru, no Centro de Pós Graduação em Direito, Cursos de Mestrado e Doutorado incluídos na área de concentração: "Sistema Constitucional de Garantia de Direitos". Tem experiência na área de Direito, especialmente em Direito Público, atuando principalmente nos seguintes temas: direito, constitucional, constituição federal, constituição e Brasil, direitos humanos em juízo, direitos humanos nas cortes internacionais, tribunais internacionais e jurisprudência internacional.Trabalha atualmente com o sistema constitucional de proteção das minorias, com a proteção da intimidade, e com a Proteção dos Animais

Downloads

Publicado

04/09/23