TRABALHO INFANTIL E DIÁLOGO INTERCULTURAL: CAMINHOS POSSÍVEIS?

Autores

  • Ismael Francisco de Souza Universidade do Extremo Sul Catarinense -UNESC
  • Maria Carolina Dos Santos Costa Universidade do Extremo Sul Catarinense -UNES

DOI:

https://doi.org/10.46560/meritum.v13i1.5938

Palavras-chave:

Direito da Criança e do Adolescente, Trabalho Infantil, Interculturalidade

Resumo

O presente artigo tem como objetivo realizar um estudo acerca da necessidade de um diálogo intercultural a respeito do trabalho infantil, uma vez que num mundo em que tantos povos habitam e se relacionam, é necessário que se todos sejam percebidos e contemplados com a proteção e o amparo da lei, tanto em sua teoria quanto em sua aplicação prática. O método de abordagem utilizado foi o dedutivo e, como método procedimental utilizou-se o monográfico. Para o desenvolvimento, foram realizadas pesquisas bibliográficas. O diálogo intercultural encontra-se os elementos que as mais diversas culturas produzam as bases para a elaboração das normas e influências para as condutas humanas, de modo que uma não anule a outra e que de cada uma sejam extraídos os melhores resultados na proteção aos direitos de crianças e adolescentes.

 

Biografia do Autor

Ismael Francisco de Souza, Universidade do Extremo Sul Catarinense -UNESC

Doutor em Direito na Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC), Mestre em Serviço Social pela Universidade Federal de Santa Catarina, Graduado em Direito pela Universidade do Extremo Sul Catarinense. Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação - Mestrado em Direito da Universidade do Extremo Sul Catarinense – UNESC. Líder do Grupo de Pesquisa em Direito da Criança e do Adolescente e Políticas Públicas.

Maria Carolina Dos Santos Costa, Universidade do Extremo Sul Catarinense -UNES

Mestranda em Direito da Universidade do Extremo Sul Catarinense – UNESC. Graduada em Direito pela UNESC. Integrante do Núcleo de Pesquisa em Estado, Política e Direito – NUPED e do Núcleo de Pesquisa em Direito da Criança e do Adolescente e Políticas Públicas

Downloads

Publicado

26/12/18