Experiência do usuário

perspectiva acerca da experiência em processos seletivos da Gupy

Autores

DOI:

https://doi.org/10.70493/cod31.v2i2.10073

Palavras-chave:

Experiência do usuário, Pesquisa de Experiência do Usuário, UX Research, Gupy

Resumo

Com os avanços tecnológicos no campo do mercado de trabalho, as corporações têm investido em tecnologia em seus procedimentos internos, principalmente na área de recursos humanos e recrutamento e seleção, com o fim de maximizar os processos seletivos. Um exemplo de plataforma de maximização de processos seletivos é a Gupy. Portanto, objetiva-se avaliar a experiência negativa dos usuários que utilizam a plataforma quando participam de algum processo seletivo. Utilizou-se a Netnografia e Análise de Conteúdo como metodologia de pesquisa, e a rede social Linkedin foi considerada como o campo de pesquisa. A pesquisa foi estruturada em cinco capítulos: introdução, referencial teórico, metodologia, resultados e discussão e considerações finais. Os resultados obtidos mostraram que a plataforma apresenta diversos problemas, podendo-se inferir que todas as categorias criadas alimentam a categoria que contém maior número de dados: a Desconfiança. Conclui-se que, apesar de a plataforma Gupy não ser a responsável direta pela elaboração do processo seletivo, sua função enquanto mediadora é atingida pelos processos seletivos que são realizados através dela.

Biografia do Autor

Gabriela Fernandes dos Santos Dias, Universidade Federal de Minas Gerais. Escola de Ciência da Informação

Graduanda em Biblioteconomia na Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais.

Sueli Campos Paiva, Universidade Federal de Minas Gerais. Escola de Ciência da Informação

Mestre em Linguística Aplicada pela Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais. Graduada em Biblioteconomia na Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais.

Bianca Luiza Silva Candeia, Universidade Federal de Minas Gerais. Escola de Ciência da Informação

Graduanda em Biblioteconomia na Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais.

Andréa Fraga Dias Campos, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutoranda e Mestre em Gestão e Organização do Conhecimento pela Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais. Graduada em Secretariado Executivo pelo Centro Universitário Newton Paiva.

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Publicado

20/12/24