SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO: PESQUISA APLICADA DE UMA POLÍTICA DE BACKUP EM UMA EMPRESA DE ENGENHARIA METALÚRGICA
DOI:
https://doi.org/10.70493/cod31.v1i2.9630Palavras-chave:
Política de backup, Governança, Continuidade, Segurança, InformaçãoResumo
O ativo mais importante de um negócio é a informação, produzida diariamente por diversos canais, não só escritos em números ou palavras, mas em ideias, conceitos e conhecimento. Tamanha importância para o negócio deve ter sua segurança garantida, entre tantos meios e estratégias de segurança da informação, este trabalho busca ilustrar através de um estudo de caso o desenvolvimento de uma política de backup em uma empresa de engenharia metalúrgica, mapeando não só a infraestrutura da empresa, clusters de máquinas virtuais, servidores de arquivos, dispositivos e tecnologias de armazenamento, mas buscando um alinhamento entre as governanças de TI e da empresa, documentar o processo de retenção das cópias de segurança de toda informação gerada que se faz necessária para continuidade do negócio.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Código 31: revista de informação, comunicação e interfaces
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
- Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista Código 31, editada pela Universidade Fumec, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores, caso haja, a qualquer outro periódico.
- Por meio deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Universidade Fumec e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).
A Revista "Código 31" é licenciada sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.