A ELABORAÇÃO DE SISTEMAS DE ORGANIZAÇÃO DO CONHECIMENTO POR IAS GENERATIVAS
um estudo de caso utilizando o MEKOS
DOI:
https://doi.org/10.70493/cod31.v2i1.9861Palavras-chave:
sistema de organização do conhecimento, IA generativa, exploração mineralResumo
Sistema de organização do conhecimento é a denominação utilizada para se referir a linguagens criadas em esquemas de organização do conhecimento como: glossários, dicionários geográficos, taxonomias, tesauros e ontologias. Esses esquemas são criados para diferentes fins, com o objetivo de modelar um domínio de conhecimento. Na etapa da modelagem os conceitos são selecionados, representados e relacionados, essas etapas estão associadas à representação das coisas no mundo. Esse estudo tem como objetivo comparar o sistema de organização do conhecimento intitulado MEKOS – Mineral Knowledge Exploration System elaborado no contexto de um mestrado stricto sensu para o domínio de conhecimento da Exploração Mineral, com um sistema criado por uma IA Generativa. Esse é um estudo de natureza aplicada e de procedimento experimental, realizado a partir da delimitação dos objetos de comparação. Os resultados demonstram uma agilidade significativa em todo processo, foi possível observar com a pesquisa que para algumas etapas a IA Generativa poderia auxiliar com a otimização do trabalho mecânico, mas não do intelectual em substituição ao papel do modelizador.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Código 31: revista de informação, comunicação e interfaces
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
- Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista Código 31, editada pela Universidade Fumec, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores, caso haja, a qualquer outro periódico.
- Por meio deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Universidade Fumec e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).
A Revista "Código 31" é licenciada sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.