PESQUISA DE EXPERIÊNCIA DO USUÁRIO
desafios encontrados pelos usuários brasileiros no aplicativo Moovit
DOI:
https://doi.org/10.70493/cod31.v1i2.9685Palabras clave:
Pesquisa de Experiência do usuário, Experiência do usuário, UX Research, Aplicativo Moovit, NetnografiaResumen
O uso de aplicativos de mobilidade urbana tem um alcance considerável na sociedade, sendo o aplicativo Moovit um exemplo. Objetiva-se avaliar os principais desafios que os usuários brasileiros enfrentam ao utilizar o Moovit para planejar e navegar suas rotas usando o transporte público. Utilizou-se da Netnografia e Análise de Conteúdo como procedimentos metodológicos. Além disso, a pesquisa estruturou-se em seis etapas: definição dos objetivos da análise, levantamento do perfil do usuário, mapeamento, exploração, categorização e identificação dos resultados. Os resultados encontrados evidenciaram que o aplicativo possui problemas de usabilidade e funcionalidade. A funcionalidade do aplicativo é a que mais apresenta problemas, estando eles relacionados com o cálculo de rotas, disponibilização de horários e de linhas de transportes públicos. Com isso, são inferidas recomendações para mitigar os desafios encontrados na análise da amostra. Conclui-se preliminarmente que os serviços oferecidos no aplicativo precisam ser aprimorados para garantir uma experiência positiva dos usuários no uso do aplicativo.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Código 31: revista de informação, comunicação e interfaces
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
- Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista Código 31, editada pela Universidade Fumec, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores, caso haja, a qualquer outro periódico.
- Por meio deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Universidade Fumec e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).
A Revista "Código 31" é licenciada sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.