A PESQUISA, A ÉTICA E O ACESSO AOS DADOS CIENTÍFICOS
uma análise da Lei 14.874/2024 pelo prisma da Ciência Aberta
DOI :
https://doi.org/10.70493/cod31.v3i1.10650Mots-clés :
Ciência aberta, legislação brasileira, pesquisa com seres humanos, linguagem simples, Comitê de Ética em PesquisaRésumé
Os debates sobre Ciência Aberta refletem interesses sociais que incentivam legislações para garantir maior transparência, participação, acessibilidade e segurança dos dados pessoais. O presente trabalho teve como objetivo investigar em que medida a Lei nº 14.874/2024, que institui o Sistema Nacional de Ética em Pesquisa com Seres Humanos, dialoga com os princípios da Ciência Aberta, respondendo ou apresentando diretrizes para os desafios do acesso aberto aos dados científicos, além de analisar a redação da Lei sob a perspectiva da Linguagem Simples. Trata-se de uma pesquisa exploratória, qualitativa, utilizando o método de análise de conteúdo de Laurence Bardin. Os principais resultados indicam que a Lei nº 14.874/2024 estabelece diretrizes importantes para promover o acesso aos dados de pesquisa e pode impactar a comunicação científica frente às demandas da Ciência Aberta no Brasil. Contudo, a Lei se mostra tímida ao não orientar os Comitês de Ética em Pesquisa (CEPs) a capacitarem pesquisadores para atender às diretrizes da Ciência Aberta. A ausência da expressão “Ciência Aberta” no texto evidencia a falta de compromisso com o tema. O processo de construção do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE) é uma oportunidade para educar participantes sobre os princípios da Ciência Aberta e a importância do compartilhamento de dados, aumentando o engajamento e promovendo uma cultura de transparência. O profissional bibliotecário, especialmente de instituições de saúde, pode atuar na formação de pesquisadores para elaborar o TCLE, suprindo lacunas da legislação e promovendo boas práticas e ética nas pesquisas com seres humanos.
Téléchargements
Publié-e
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Código 31: revista de informação, comunicação e interfaces 2025

Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale - Pas de Modification 4.0 International.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
- Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista Código 31, editada pela Universidade Fumec, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores, caso haja, a qualquer outro periódico.
- Por meio deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Universidade Fumec e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).
A Revista "Código 31" é licenciada sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.