“Tá ligado?”
o dilema dos jovens universitários no ambiente da convergência midiática
Palavras-chave:
TICs, convergência midiática, mídia-educação, geração Millenials, ovens universitáriosResumo
Os distintos enfoques e abordagens das mídias e dos processos comunicacionais, no contexto de ensino-aprendizagem no ambiente pedagógico universitário, evidenciam um problema fundamental na relação com o atravessamento da mídia, dos conteúdos midiáticos e de seus processos de produção e gestão na definição e na compreensão dos conteúdos disciplinares, bem como dos modos de lidar com gerações cada vez mais consumidoras e produtoras de conteúdos midiáticos, sobretudo no ambiente escolar. Com base nos trabalhos de Babin e Kouloumdjian (1989), Fantin (2005) e Soares (2000), propõe-se uma convergência entre expectativas e possibilidades de atuação com as mídias na relação com jovens universitários, em função dos recentes desenvolvimentos tecnológicos.
Referências
BABIN, Pierre e KOULOUMDJIAN, Marie France. Os novos modos de compreender: a geração do audiovisual e do computador. São Paulo, Paulinas, 1989.
BÉVORT, Evelyne e BELLONI, Maria Luíza. Mídia-educação: conceitos, história e perspectivas. In Educação e Sociedade, Campinas, vol. 30, n. 109, p. 1081-1102, 2009. Acesso em 10/10/2017.
COSTA, Esther Silva da e FERREIRA, Giselle Martins dos Santos. Mídias na Educação: reflexões em torno da apropriação instrumental e leitura crítica das mídias. In Revista Mídia e Cotidiano (Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Mídia e Cotidiano). Número 1. p. 138-154, 2013. Disponível em http://www.ppgmidiaecotidiano.uff.br/ojs/index.php/Midecot/article/viewFile/26/30. Acesso em 05/10/2017.
DELEUZE, Gilles. Conversações. Rio de Janeiro, Editora 34, 1992.
FANTIN, Mônica. Novo olhar sobre a Mídia-Educação. In 28a Reunião Anual da ANPEd (Associação de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação), GT Educação e Comunicação. Caxambu (MG). Disponível em: <http://www.anped.org.br/reunioes/28/textos/gt16/ gt16123int.rtf>. 2005. Acesso em: 13/10/2017.
GILDER, G. Telecosmo, a era pós-computador: como a infinita largura de banda irá revolucionar o mundo. Rio de Janeiro, Ed. Campus, 2001.
LÉVY, Pierre. Cibercultura. Rio de Janeiro, Editora 34, 1996.
MORÁN, José Manuel. Desafios na Comunicação Pessoal. São Paulo, Paulinas, 2007.
MOSCO, V. Becoming digital: toward a Post-Internet Society. Bingley, Emerald, 2017.
OLIVEIRA, Sindei. Conectados, mas muito distraídos. São Paulo, Integrare, 2014.
PEREIRA, Tânia Thiago. Conflito de gerações: Baby Boomers, X, Y, Z ... apresentando Alpha. Disponível em https://pt.linkedin.com/pulse/conflito-de- gerações-baby-boomers-x-y-z-apresentando-alpha-pereira. 2016. Acesso em 10/10/2017.
POELL, Thomas, NIEBORG, David, VAN DIJCK, Jose. Plataformização. In: Revista Fronteiras. 22(1):2-10 jan./abr. 2020.
SIQUEIRA, Alexandra Bujokas de. Mídia: quer estudar essa matéria? In. BRASIL. Ministério da Educação. TV ESCOLA / SALTO PARA O FUTURO. Disponível em http://cdnbi.tvescola.org.br/resources/VMSResources/contents/document/publicationsSeries/15022720_MidiaEducacao.pdf. 2013. Acesso em 01/09/2017.
SOARES, Ismar de Oliveira. Educomunicação: um campo de mediações. In Revista Comunicação & Educação. n. 19, p. 12-24, 2000.
UNESCO. Relatório de Monitoramento Global da Educação. 2023. Disponível em https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000386147_por/PDF/386147por.pdf.multi. Acesso em 10/02/2024.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais dos artigos publicados ficam reservados à Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Fumec. As opiniões expressas nos artigos assinados são de responsabilidade exclusiva de seus autores.
A Revista Mediação é licenciada sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil.