COMPETÊNCIAS MIDIÁTICAS, NOVOS DESAFIOS EDUCATIVOS
Keywords:
Educação; Competências; LiteracyaAbstract
Este artigo trata da transformação da comunicação humana ao longo dos tempos e de como o desenvolvimento das tecnologias de comunicação impactaram a cultura comunicacional, promovendo novas e diversificadas formas de construir conhecimentos. Trata também dos aspectos epistemológicos da media literacy, a habilidade para leitura de códigos culturais e desafios da educação para desenvolver estas habilidades onde as mídias são o centro do processo comunicacional e não somente aparato técnico de mediação da comunicação. As discussões aqui estabelecidas têm como base os estudos de Bauer (2011), Levy (2010), Castells (2020) e Potter (2008).
References
BAUER, T. A. Media literacy. Comtempo - Revista Eletrônica do Programa de Pós-graduação da Faculdade Cásper Líbero, São Paulo, v. 2, n. 2, p. 1-4, dez. 2010. Disponível em: https://www.tsavkko.com.br/pubs/comtempo-entrevista/. Acesso em: 10 mar. 2021.
BAUER, T. A. O valor público do letramento digital. Tradução de José Augusto Mendes. Líbero, v. 14, n. 27, p. 9-22, jun. 2011. Disponível em: https://casperlibero.edu.br. Acesso em: 10 maio 2020.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Educação é a Base. Ensino Médio. Brasília: MEC/CONSED/UNDIME, 2017.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018b.
BRASIL. Ministério da Educação; Secretaria de Educação Básica; Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão; Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica. Conselho Nacional de Educação; Câmara de Educação Básica. Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica. Brasília: MEC; SEB; DICEI, 2013. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=13448-diretrizes-curiculares-nacionais-2013-pdf&Itemid=30192 . Acesso em: 30 out. 2021.
BRASIL. Ministério da Educação. Resolução n. 3, de 21 de novembro de 2018. Atualiza as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Brasília: MEC, 2018c. Disponível em: http://novoensinomedio.mec.gov.br/resources/downloads/pdf/dcnem.pdf . Acesso em: 1º mar. 2020.
BUCKINGHAM, D. Cultura Digital, Educação Midiática e o Lugar da Escolarização. Educação & Realidade, v. 35, n. 3, p. 37-58, set./dez. 2010. Disponível em: https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=317227078004. Acesso em: set. 2020.
BUJOKAS, A. S. Educação para a mídia: da inoculação à preparação. Educação e Sociedade, v. 29, n. 105, p. 1043-1066, set./dez. 2008. ISSN 1678-4626. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0101-73302008000400006&script=sci_abstract&tlng=pt. Acesso em: 10 out. 2020.
CAPRINO, M. P. Práticas de Mídias-educação e o “empoderamento” do cidadão: O que propõem as iniciativas europeias. Revista Comunicação Midiática, v. 9, n. 1, p. 157-173, jan./abr. 2014.
CASTELLS, M. A comunicação em rede está revitalizando a democracia. Fronteiras do Pensamento, 2015. Disponível em: https://www.fronteiras.com/entrevistas/manuel-Castells-a-comunicacao-em-rede-esta-revitalizando-a-democracia. Acesso em: 3 out. 2020.
CASTELLS, M. A galáxia da internet. Reflexões sobre a internet, os negócios e a sociedade. Trad. Maria Luiza X. de A. Borges. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra, 2001.
CASTELLS, M. A sociedade em rede. Trad. Roneide Venancio Majer. 21. ed. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra, 2020.
CASTELLS, M. O poder da comunicação. Trad. Vera Lúcia Mello Joscelyne. 4. ed. São Paulo/Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2019.
CASTELLS, M. O poder da identidade. Trad. Klauss Brandini Gerhardt. 9. ed. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra, 2018.
CASTRO, B. M. T. Redes Sociais e LGPD: a influência no modelo de negócios. Conjur, 2 out. 2020. Disponível em: https://www.conjur.com.br/2020-out-02/bruno-castro-redes-sociais-lgpd. Acesso em: 18 nov. 2021.
CHAMPANGNATTE, D. M. de O.; CAVALCANTI, M. A. de P. Cibercultura – perspectivas conceituais, abordagens alternativas de comunicação e movimentos sociais. Revista Estudo da Comunicação, v. 16, n. 41, p. 312-326, set./dez. 2015.
KENSKI, V. M. Educação e Tecnologias. O novo ritmo da informação. 5. ed. São Paulo: Papirus Editora, 2015.
LEITE, L.S; FREIRE, W. (org.). Tecnologias e educação. As mídias na prática docente. In: LEITE, L. S. Mídia e a perspectiva da tecnologia educacional no processo pedagógico contemporâneo. Rio de Janeiro: Wak, 2011. p. 49-60.
LEMOS, A. As estruturas antropológicas do ciberespaço. In: LEMOS, A. Cibercultura: Tecnologias e vida social na cultura contemporânea. Porto Alegre: Sulina, 2008.
LEMOS, A; LÉVY, P. O futuro da internet: em direção a uma ciberdemocracia planetária. São Paulo: Paulus, 2010.
LÉVY, P. As tecnologias da inteligência: O futuro do pensamento na era da informática. 2. ed. São Paulo: Editora 34, 2010.
LÉVY, P. Cibercultura. Trad. Carlos Irineu da Costa. 2. ed. São Paulo: Editora 34, 1999.
LÉVY, P. Documentário: As Formas do Saber. [Entrevista cedida a] Florestan Fernandes Jr. Sesc TV, 9 de dez. 1998. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=dvWCIhgXyZU. Acesso em: 29 ago. 2021.
LÉVY, P. “A questão é: como usaremos as novas tecnologias de forma significativas para aumentar a inteligência humana? Fronteiras do pensamento [Entrevista cedida a] Alvaro Sandra. 4 jul. 2019. Disponível em: https://www.fronteiras.com/entrevistas/pierre-levy-a-questao-e-como-usaremos-as-novas-tecnologias-de-forma-significativa-para-aumentar-a-inteligencia-humana-coletiva. Acesso em: 23 set. 2021.
MARTINO, L. M. S; MENEZES, J. E. O. Media literacy: competências midiáticas para uma sociedade midiatizada. Líbero, São Paulo, v. 15, n. 29, p. 9-18, jun. de 2012. Disponível em: https://casperlibero.edu.br/wp-content/uploads/2014/05/Texto-em-contexto-Media-Literacy.pdf. Acesso em: 14 jul. 2020.
POTTER, W. J. Media literacy. Thousand Oaks. California: Sage Publications, 2008.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Os direitos autorais dos artigos publicados ficam reservados à Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Fumec. As opiniões expressas nos artigos assinados são de responsabilidade exclusiva de seus autores.
A Revista Mediação é licenciada sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil.