Da selfie ao mito: contribuições do imaginário para a fotografia contemporânea
Keywords:
fotografia, imagem, imaginário, selfieAbstract
A fotografia foi desde sua criação e primeiros usos uma tecnologia e uma prática sociocultural disputada pelos campos da história e da arte. Mas no cenário ultraconectado do século XXI, ela desponta para um novo uso, a selfie. Este artigo de cunho teórico propõe algumas contribuições para uma epistemologia da fotografia a partir desta prática inaugurada pelas comunidades virtuais, diferenciando-a do autorretrato e descrevendo suas características específicas e seus resquícios simbólicos. Para discutir este tema contemporâneo, travamos uma conversação com a psicologia analítica junguiana e o imaginário durandiano.References
ALI, Aftab. Russian teenagers 'set on fire' while trying to take the 'ultimate selfie' on train roof. 12/06/2015. Disponível em http://www.independent.co.uk/news/world/europe/russian-teenagers-explode-while-trying-to-take-the-ultimate-selfie-on-train-roof-10316438.html. Acesso em: 14 mar. 2016.
BARROS, Ana Taís Martins Portanova. Sob o nome de real: imaginários no jornalismo e no cotidiano. Porto Alegre: Armazém Digital, 2008.
____. O sentido posto em imagem: a comunicação de estratégias contemporâneas de enfrentamento do mundo através da fotografia. Revista Galáxia, São Paulo, n. 19, p. 213-225, jul. 2010a.
____. Comunicação e imaginário – uma proposta mitodológica. Intercom – Revista Brasileira de Ciências da Comunicação. São Paulo, v.33, n.2, p. 125-143, jul./dez. 2010b.
____. Fotologs: da comunicação social à comunicação de si. Líbero, São Paulo, v. 14, n. 27, p. 111-124, jun. de 2011.
BRANDÃO, Junito de Souza. Mitologia Grega – Volume II. 8ª ed. Petrópolis: Vozes, 1997.
CONTRERA, Malena Segura; BAITELLO Jr., Norval. A dissolução do outro na comunicação contemporânea. Anais do XIX Encontro da COMPÓS, PUC-RJ, Rio de Janeiro, p. 1-12, 2010. Disponível em: http://compos.com.puc-rio.br/media/gt2_malena_segura_norval.pdf. Acesso em: 14 mar. 2016.
CRUZ, Nina; ARAUJO, Camila. Imagens de um sujeito em devir: autorretrato em rede. Galáxia. São Paulo, n. 23, p. 111-124, jun. 2012. Disponível em: http://revistas.pucsp.br/index.php/galaxia/article/view/7030. Acesso em: 14 mar. 2016.
DUBOIS, Philippe. O ato fotográfico e outros ensaios. Campinas, Papirus, 2012.
DURAND, Gilbert. A imaginação simbólica. Lisboa: Edições 70, 1995.
____. As estruturas antropológicas do imaginário: introdução à arquetipologia geral. São Paulo, Martins Fontes, 1997.
____. O imaginário: Ensaio acerca das ciências e da filosofia da imagem. Rio de Janeiro: Difel, 1998.
FLUSSER, Vilém. A filosofia da caixa preta: ensaios para uma futura filosofia da fotografia. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2002.
____. O mundo codificado: por uma filosofia do design e da comunicação. São Paulo: Cosac Naify, 2007.
HOFFMANN, Maria Luisa; OLIVEIRA, Michel de. A espetacularização da morte: um estudo de caso do selfie no velório de Eduardo Campos. Anais do XXXVIII Intercom, UFRJ, Rio de Janeiro, 2015, p. 1-14. Disponível em: http://portalintercom.org.br/anais/nacional2015/resumos/R10-0726-1.pdf. Acesso em: 14 mar. 2016.
JUNG, Carl Gustav. O eu e o inconsciente. Petrópolis: Vozes, 2015.
KAPA, Raphael. Selfie em velório de Campos gera indignação nas redes sociais Leia mais sobre esse assunto em redes sociais. O Globo, 17/08/2014. Disponível em http://oglobo.globo.com/brasil/selfie-em-velorio-de-campos-gera-indignacao-nas-redes-sociais-13635476. Acesso em: 14 mar. 2016.
LOHMANN, Renata. Lomografia e Instagram : marcas de um imaginário comunicacional. Dissertação (Mestrado). Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação, Porto Alegre, 2015. Disponível em: http://hdl.handle.net/10183/112155. Acesso em: 14 mar. 2016.
LUPINACCI, Ludmila. GIFs animados sequenciais no Tumblr: fronteiras entre quadrinhos, fotonovela e cibercultura. Anais do XXXVIII Intercom, UFRJ, Rio de Janeiro, 2015, p. 1-14. Disponível em: http://portalintercom.org.br/anais/nacional2015/resumos/R10-0104-1.pdf. Acesso em: 29 ago. 2015.
OXFORD Dictionaries. The Oxford Dictionaries Word of the Year 2013 is… selfie. Disponível em http://blog.oxforddictionaries.com/2013/11/word-of-the-year-2013-winner/. Acesso em: 14 mar. 2016.
OXFORD Dictionaries. Selfie. [2013]. Disponível em: http://www.oxforddictionaries.com/definition/english/selfie. Acesso em: 14 mar. 2016.
ROUILLÉ, André. A fotografia: entre documento e arte contemporânea. São Paulo: Senac, 2009.
RUSSIA launches 'safe selfie' campaign after series of deaths. The Telegraph, 8/07/2015. Disponível em http://www.telegraph.co.uk/news/worldnews/europe/russia/11725299/Russia-launches-safe-selfie-campaign-after-series-of-deaths.html>. Acesso em 14 mar. 2016.
SILVA, Amós Coelho. Eco e Narciso. Principia (UERJ), Rio de Janeiro, v. 20, p. 65-72, 2010.
SILVA Jr., José Afonso da. O segundo clique da fotografia. Entre o registro do instante e instante compartilhado. Anais do XXXVIII Intercom, UFRJ, Rio de Janeiro, 2015, p. 1-14. Disponível em: http://portalintercom.org.br/anais/nacional2015/resumos/R10-1924-1.pdf. Acesso em: 14 mar. 2016.
TORRANO, Jaa. O mundo como função das musas. In: HESÍODO. Teogonia: a origem dos deuses. São Paulo: Iluminuras, 2011.
VILLI, Mikko. “Hey, I’m here Right Now”: Camera phone photographs and mediated presence. Photographies, v. 8, n. 1, p. 3-21. London: Routledge, 2015. Disponível em http://dx.doi.org/10.1080/17540763.2014.968937. Acesso em: 14 mar. 2016.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Os direitos autorais dos artigos publicados ficam reservados à Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Fumec. As opiniões expressas nos artigos assinados são de responsabilidade exclusiva de seus autores.
A Revista Mediação é licenciada sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil.