A Jornada da Vilã

Mito, Representação e Imaginário da mulher perigosa na telenovela brasileira contemporânea

Autores/as

Palabras clave:

imaginário, telenovela brasileira, vilã, melodrama, representação

Resumen

O artigo investiga as representações da vilania feminina na telenovela brasileira como figurações do imaginário social, articulando a teoria dos regimes do imaginário de Gilbert Durand (1992) ao dispositivo melodramático. Propõe-se uma cartografia simbólica que mapeia permanências e mutações de arquétipos do “feminino perigoso”, tomando como corpus vilãs de alta repercussão no horário nobre da televisão. Argumenta-se que a vilania mobiliza um imaginário noturno de desejo, ambiguidade e transgressão que o melodrama acolhe para, ao final, conter por meio de rituais de punição, restaurando a ordem moralizante do melodrama. Em diálogo com Murdock (2022), o trabalho contrapõe a jornada integrativa da heroína à figuração não conciliatória da vilã, cuja centralidade narrativa se destaca em obras como Vale Tudo (1988), cresce no período da “virada mimética” da vilania estudado na telenovela A Favorita (2008), passa pelo protagonismo ambíguo de Senhora do Destino (2004) e atinge seu apogeu na gramaticalização da vilania em Beleza Fatal (2025). Conclui-se que essas representações expõem os limites de hospitalidade aos corpos femininos no espaço midiático, fazendo da telenovela um campo de dissenso afetivo onde direitos de existência e imaginário de punição permanecem em disputa.

Biografía del autor/a

MARCELLA FERRARI BOSCOLO, Universidade Anhembi Morumbi

Doutoranda e Mestra em Comunicação (2022) pela Universidade Anhembi-Morumbi, bacharel em Jornalismo (2009) pela Universidade Nove de Julho. Especialista em Marketing Digital (2013) pela Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado e em Comunicação e Cultura de Moda (2017) pelo Centro Universitário Belas Artes. Acumula 15 anos de experiência em comunicação corporativa, com foco em produção de conteúdo, relações públicas e eventos. À frente do podcast Vozes Decoloniais desde 2021, dirigiu os filmes "Cantos de Origem" (2019) e "Refloresta" (2021). Leciona na pós-graduação do Centro Universitário Belas Artes desde 2020 e na graduação em Comunicação Social da Universidade Nove de Julho (UNINOVE) desde 2025. É pesquisadora do Grupo de Pesquisa Inovações e Rupturas na Ficção Televisiva (UAM/CNPq), integrante da rede de pesquisadores OBITEL - Brasil desde 2024.

Maria Ignês Carlos Magno, Universidade Anhembi Morumbi

Possui graduação em História pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras das Faculdades Associadas do Ipiranga (1974), mestrado em História Cultural pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1992) e doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (1999). Atualmente é Professora permanente do PPGCOM em Comunicação Audiovisual da Universidade Anhembi Morumbi. Pós-doutorado junto a ESPM/SP, sob a supervisão da Profa. Dra. Maria Aparecida Baccega. Pesquisadora da Rede de pesquisadores Obitel Brasil/ Anhembi Morumbi. Lidera o Grupo de Pesquisa: Inovações e Rupturas na Ficção Televisiva, da Universidade Anhembi Morumbi. É membro da Editoria Científica da Revista MatriZes. Autora da seção Resenha-Cinema da revista ComunicaçãoEducação da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA). Desenvolve pesquisas em Crítica de Cinema e de Telenovela. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Comunicação Audiovisual, Crítica, História da Cultura, atuando principalmente nos seguintes temas: crítica, cinema, televisão, cultura, mídia, história e identidade. 

Citas

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Referências Audiovisuais

BELEZA FATAL. Criação de Raphael Montes. Direção geral de Maria de Médicis. São Paulo: HBO Max, 2025. Telenovela.

SENHORA DO DESTINO. Criação de Aguinaldo Silva. Rio de Janeiro: TV Globo, 2004. Telenovela.

A FAVORITA. Criação de João Emanuel Carneiro. Rio de Janeiro: TV Globo, 2008. Telenovela.

VALE TUDO. Criação de Gilberto Braga, Aguinaldo Silva e Leonor Bassères. Rio de Janeiro: TV Globo, 1988. Telenovela.

Publicado

19/12/2025