Anunciação: o verdadeiro artista e as verdades místicas da arte

Autores/as

  • Gedley Belchior Braga Universidade Federal de São João del Rei

Palabras clave:

Bruce Nauman, Anunciação, arte conceitual, arte e verdade, verdade mística, filosofia, história da arte, teoria da arte, arte e linguagem, comunicação

Resumen

Resumo:

O ponto de partida é uma obra de Bruce Nauman, Window or Wall Sign, de 1967, cuja inscrição interna propõe o enunciado de que o verdadeiro artista é aquele que ajuda o mundo revelando verdades místicas. A partir disso, reflete-se sobre a impregnação religiosa das narrativas da história da arte associando a obra conceitual de Nauman a um tema cristão tradicionalmente representado desde antes do Renascimento: “A Anunciação”. O verdadeiro artista e as verdades místicas da arte são temas que merecem um resgate no contexto da discussão aqui proposta.

Biografía del autor/a

Gedley Belchior Braga, Universidade Federal de São João del Rei

Professor Adjunto do Departamento de Arquitetura, Urbanismo e Artes Aplicadas [DAUAP] da Universidade Federal de São João Del Rei, MG. Doutor em Ciência da Informação, área de concentração: Cultura e Informação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo [ECA/USP: 2004/2008]. Mestre em Ciências da Comunicação, área de concentração: Ciência da Informação e Documentação, pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo [ECA/USP:2000/2003]. Especialista em Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis pelo Centro de Conservação e Restauro da Universidade Federal de Minas Gerais [CECOR / EBA / UFMG: 1990/1992]. Graduado em Pintura (Bacharelado) pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais [EBA/UFMG: 1985/1988]. Foi coordenador do Laboratório de Conservação e Restauro do Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo de novembro de 1997 a novembro de 2006. Atua como artista visual multimídia.

Publicado

01/07/16