JORNALISMO E EFICÁCIA: A SEGMENTAÇÃO NO NOTICIÁRIO IMPRESSO

Autores/as

  • Gabriela Nóra

Palabras clave:

Jornalismo impresso. Segmentação. Novas tecnologias. Cultura da eficácia.

Resumen

Impulsionado pelos avanços tecnológicos, no interior de uma cultura da eficácia, o jornalismo celebra o advento de uma nova temporalidade (efêmera, fugaz, instantânea), aderindo ainda mais à prática de segmentação do noticiário. Neste artigo, busca-se refletir sobre os perigosos caminhos da excessiva fragmentação do noticiário, que, acompanhando a hipersegmentação da mídia digital, tem como objetivo fornecer conteúdo cada vez mais especializado, mas com sérios prejuízos à contextualização dos fatos narrados e à própria integridade do noticiário.

Biografía del autor/a

Gabriela Nóra

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura da ECO-UFRJ, sob a orientação do Prof. Dr. Muniz Sodré. Membro do Laboratório de Estudos em Comunicação Comunitária (LECC-UFRJ).

Publicado

30/06/11