Mídias audiovisuais como objetos de aprendizagem

um olhar sobre midiatização, cotidiano e materiais didáticos

Auteurs-es

Mots-clés :

Televisão; Educação; Mídia, Midiatização; Materiais Didáticos.

Résumé

Esse artigo emerge de provocações que movem a pesquisa “Mídias como objetos de aprendizagem em materiais didáticos e seus usos nos/com cotidianos escolares”. Propõe uma breve análise do projeto Telecurso, partindo da presença marcante da televisão no contexto da comunicação e da educação no Brasil, caminhando para o cenário contemporâneo onde há a coexistência de uma multiplicidade de mídias nesses espaços. A discussão apresentada fomenta a investigação sobre os processos de midiatização, em diálogo com autores como França (2020), Bolin (2020) e Sodré (2002; 2014), sugerindo uma possível complexificação da relação da mídia como objeto de aprendizagem em materiais didáticos.

Bibliographies de l'auteur-e

Maria Clara Baldez Boing, Universidade Federal Fluminense

Doutoranda em Mídia e Cotidiano, pelo Programa de Pós Graduação em Mídia e Cotidiano - PPGMC da Universidade Federal Fluminense (UFF), ingresso em 2023, com o projeto de pesquisa "Mídias como objetos de aprendizagem em materiais didáticos e seus usos nos/com cotidianos escolares". Mestre em Educação (2016) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), no Programa de Pós-Graduação em Educação - PROPED e integrante do Grupo de Pesquisa CNPq Curriculos, Narrativas Audiovisuais e Diferença (CUNADI). Graduada em Comunicação Social - Cinema (2011) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Educadora com experiência em museus de arte e centros culturais, e pesquisadora na área de Educação, se envolvendo com temas como cotidianos, práticas educativas em museus e formação de educadores. Atuou como Educadora de Projetos, nas interfaces entre escolas e museu pelos programas de Visitas Educativas e Formação com Professores da Escola do Olhar no Museu de Arte do Rio, de 2013 a 2018. Coordenou o Grupo de estudos Paulo Freire, Arte Contemporânea e Educação na EAV - Parque Lage, em 2019. Atuou como Coordenação Pedagógica da equipe do Rio de Janeiro no Programa CCBB Educativo Arte Educação, gerido pela JA.CA - Centro de Arte e Tecnologia, de 2018 a 2020. Atualmente, é líder de produção de conteúdo na Fundação Roberto Marinho/Canal Futura, atuando com gestão de projetos na produção de materiais pedagógicos e outras soluções educacionais para contextos escolares e não escolares.

Walcéa Barreto Alves, Universidade Federal Fluminense

Professora Adjunta da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense (UFF/Niterói - RJ). Professora do Programa de Pós-graduação em Mídia e Cotidiano/UFF. Líder do Núcleo de Estudos em Comunicação e Educação, Etnografia e Representações Sociais (NECEERS/UFF/CNPq). Integrante da Comissão Editorial da Revista Aleph Online (UFF). Graduação em Psicologia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2000), Mestrado em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2003), Doutorado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (2012) e Pós-Doutorado pelo Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2014). Experiência acadêmica e profissional nas áreas de Educação e Psicologia, dentro das seguintes temáticas/ áreas de atuação: Didática, Etnografia, Psicologia da Educação, Representações Sociais e Tecnologias Educacionais.

Références

ALVES, W.B. e COARACY, L.L. Midiatização no cotidiano escolar: processos de significação e construção das representações dos alunos. Cambiassu: Estudos Em Comunicação, 15(25), 2020, p. 243–258. Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cambiassu/article/view/13942

BOLIN, Göran. Análise geracional e mudança social midiatizada. In: FERREIRA, Jairo et al.l (org). Redes, sociedade e pólis: recortes epistemológicos na midiatização. Santa Maria: FACOS-UFSM, 2020.

CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano: 1. Artes de fazer. Petrópolis: Vozes, 2014 [1980]1

DUARTE, Rosália. Introdução. In: DUARTE, Rosália (org.) A Televisão pelo olhar das crianças. São Paulo: Cortez, 2008.

FRANÇA, Vera. Alcance e variações do conceito de midiatização. In: FERREIRA, Jairo et al (orgs). Redes, sociedade e pólis: recortes epistemológicos na midiatização. Santa Maria: FACOS-UFSM, 2020.

FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. São Paulo: Autores Associados: Cortez, 1989.

FREIRE, Paulo; GUIMARÃES, Sérgio. Educar com a mídia: novos diálogos sobre educação – 4ª ed. – Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2021.

FUNDAÇÃO ROBERTO MARINHO. Como chegamos até aqui/ Uma história Comprometida com o futuro / 1978, 2024. Disponível em: https://www.frm.org.br/a-fundacao/como-chegamos-ate-aqui/1978. Acesso em: 31 jul 2024.

FUNDAÇÃO ROBERTO MARINHO. Telecurso, 2024. Disponível em https://www.frm.org.br/conteudo/educacao-basica/solucao/telecurso. Acesso em 31 jul 2024.

GUIMARÃES, Vilma. Incluir para transformar: metodologia Telessala em cinco movimentos. Rio de Janeiro: Fundação Roberto Marinho, 2013.

INEP. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja). Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/avaliacao-e-exames-educacionais/encceja Acesso em: 31 jul 2024.

MAKUNATA, K. O livro didático como mercadoria. Pro-Posições, v. 23, n. 3 (69), p. 51-66, set./dez. 2012.

MARTÍN-BARBERO, Jesús. Dos meios às mediações: comunicação, cultura e hegemonia. Prefácio de Néstor García Canclini; Tradução de Ronald Polito e Sérgio Alcides, 8. ed. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2021.

ROJO, Rozane; MOURA, Eduardo. Letramentos, mídias e linguagens. 1ª ed. São Paulo: Parábola, 2019.

SODRÉ, Muniz. Antropológica do espelho: uma teoria da comunicação linear e em rede. Petrópolis: Vozes, 2002.

SODRÉ, Muniz. A ciência do comum: notas para o método comunicacional. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.

TELECURSO. Telecurso – Ensino Médio – História – Aula 01. YOUTUBE, 25 de mar. de 2015. Disponível em: https://youtu.be/dPB0gB-oAL8. Acesso em: 31 jul 2024.

Téléchargements

Publié-e

11/10/24