Mídias audiovisuais como objetos de aprendizagem
um olhar sobre midiatização, cotidiano e materiais didáticos
Palavras-chave:
Televisão; Educação; Mídia, Midiatização; Materiais Didáticos.Resumo
Esse artigo emerge de provocações que movem a pesquisa “Mídias como objetos de aprendizagem em materiais didáticos e seus usos nos/com cotidianos escolares”. Propõe uma breve análise do projeto Telecurso, partindo da presença marcante da televisão no contexto da comunicação e da educação no Brasil, caminhando para o cenário contemporâneo onde há a coexistência de uma multiplicidade de mídias nesses espaços. A discussão apresentada fomenta a investigação sobre os processos de midiatização, em diálogo com autores como França (2020), Bolin (2020) e Sodré (2002; 2014), sugerindo uma possível complexificação da relação da mídia como objeto de aprendizagem em materiais didáticos.
Referências
ALVES, W.B. e COARACY, L.L. Midiatização no cotidiano escolar: processos de significação e construção das representações dos alunos. Cambiassu: Estudos Em Comunicação, 15(25), 2020, p. 243–258. Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cambiassu/article/view/13942
BOLIN, Göran. Análise geracional e mudança social midiatizada. In: FERREIRA, Jairo et al.l (org). Redes, sociedade e pólis: recortes epistemológicos na midiatização. Santa Maria: FACOS-UFSM, 2020.
CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano: 1. Artes de fazer. Petrópolis: Vozes, 2014 [1980]1
DUARTE, Rosália. Introdução. In: DUARTE, Rosália (org.) A Televisão pelo olhar das crianças. São Paulo: Cortez, 2008.
FRANÇA, Vera. Alcance e variações do conceito de midiatização. In: FERREIRA, Jairo et al (orgs). Redes, sociedade e pólis: recortes epistemológicos na midiatização. Santa Maria: FACOS-UFSM, 2020.
FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. São Paulo: Autores Associados: Cortez, 1989.
FREIRE, Paulo; GUIMARÃES, Sérgio. Educar com a mídia: novos diálogos sobre educação – 4ª ed. – Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2021.
FUNDAÇÃO ROBERTO MARINHO. Como chegamos até aqui/ Uma história Comprometida com o futuro / 1978, 2024. Disponível em: https://www.frm.org.br/a-fundacao/como-chegamos-ate-aqui/1978. Acesso em: 31 jul 2024.
FUNDAÇÃO ROBERTO MARINHO. Telecurso, 2024. Disponível em https://www.frm.org.br/conteudo/educacao-basica/solucao/telecurso. Acesso em 31 jul 2024.
GUIMARÃES, Vilma. Incluir para transformar: metodologia Telessala em cinco movimentos. Rio de Janeiro: Fundação Roberto Marinho, 2013.
INEP. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja). Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/avaliacao-e-exames-educacionais/encceja Acesso em: 31 jul 2024.
MAKUNATA, K. O livro didático como mercadoria. Pro-Posições, v. 23, n. 3 (69), p. 51-66, set./dez. 2012.
MARTÍN-BARBERO, Jesús. Dos meios às mediações: comunicação, cultura e hegemonia. Prefácio de Néstor García Canclini; Tradução de Ronald Polito e Sérgio Alcides, 8. ed. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2021.
ROJO, Rozane; MOURA, Eduardo. Letramentos, mídias e linguagens. 1ª ed. São Paulo: Parábola, 2019.
SODRÉ, Muniz. Antropológica do espelho: uma teoria da comunicação linear e em rede. Petrópolis: Vozes, 2002.
SODRÉ, Muniz. A ciência do comum: notas para o método comunicacional. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.
TELECURSO. Telecurso – Ensino Médio – História – Aula 01. YOUTUBE, 25 de mar. de 2015. Disponível em: https://youtu.be/dPB0gB-oAL8. Acesso em: 31 jul 2024.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais dos artigos publicados ficam reservados à Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Fumec. As opiniões expressas nos artigos assinados são de responsabilidade exclusiva de seus autores.
A Revista Mediação é licenciada sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil.