A RELAÇÃO DAS MEDIAÇÕES FAMÍLIA E ESCOLA NO CONSUMO DO LIVRO POR ADOLESCENTES
Résumé
O artigo compreende de que maneira as mediações “escola” e “família” atuam na relação de adolescentes com o consumo do livro e a leitura. Discute-se o uso e a apropriação do livro, enquanto produto midiático, através dos Estudos Culturais, sobretudo, da perspectiva das mediações (MARTÍN-BARBERO, 2003) e sociocultural do consumo (CANCLINI, 2010). Realizado em Santa Maria/RS, com adolescentes de uma escola estadual, trata-se de um estudo de recepção. Metodologicamente, foram empregadas técnicas de caráter etnográfico, como observação participante, conversas informais, diário de campo, questionário e entrevistas. Percebemos a importância das mediações tanto no estímulo ao comportamento leitor, como no consumo do livro. Mesmo imersos no contexto tecnológico, a relação com o livro impresso é intensa.
Téléchargements
Publié-e
Numéro
Rubrique
Licence
Os direitos autorais dos artigos publicados ficam reservados à Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Fumec. As opiniões expressas nos artigos assinados são de responsabilidade exclusiva de seus autores.
A Revista Mediação é licenciada sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil.