Jornalismo e audiência na Web: o uso de ferramentas computacionais para capturar leitor
Mots-clés :
jornalismo, Web Semântica, tags, Google, hipertextoRésumé
A medição de audiência da notícia em ambiente digital sofre consequências da mudança no uso da Web, pois os produtores de conteúdo começam a lidar com ferramentas não necessariamente jornalísticas para capturar o leitor em ambientes hipermidiáticos. Esses instrumentos, diferentes dos critérios de noticiabilidade, estão ajudando os jornalistas a “ganhar” mais leitura em matérias online. A ascensão dos instrumentos computacionais da Web Semântica - como Google Analytics e Google Trends - além da influência ferramentas de busca na Web fazem parte desse contexto. Nessa teia de significações, as tags funcionam como nós “atratores”, conforme este estudo vai mostrar no exemplo do Caso Incêndio em Santa Maria. A Web Semântica está fornecendo estruturas e dando significado ao conteúdo das páginas da Web, criando um ambiente no qual agentes de softwares e leitores podem trabalhar de forma cooperativa. Essas tecnologias estão ajudando a entender o que se passa na cabeça do leitor e atraí-lo na rota hipertextual, pois trouxeram todo o potencial que tem origem, nada mais nada menos, que no pensamento humano.
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