ACESSO À JURISDIÇÃO DA JUSTIÇA NOS CONFLITOS COMPLEXOS: CONTRIBUIÇÃO DA EXPERIÊNCIA ROMANA A SOLUÇÕES POR AUDIÊNCIA PÚBLICA JUDICIAL OU EXTRAJUDICIAL DELIBERATIVA

Autores

  • José Isaac Pilati Universidade Federal de Santa Catarina
  • Orides Mezzaroba Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.46560/meritum.v15i1.7838

Palavras-chave:

Audiência pública, Jurisdição, Acesso à justiça, Conflito complexo, Bens coletivos. Keywords. Public hearing, Jurisdiction Access to justice, Complex conflict, Collective assets.

Resumo

Resumo. Com o método de ensino do Mestrado Profissional em Direito da UFSC, cuja área de concentração é Acesso à Justiça, o artigo aventa, com base nas fontes e na iurisdictio romanas, uma teoria para a participação popular nos conflitos complexos, através de audiência pública judicial deliberativa. Exemplifica com uma proposta de estrutura institucional e de rito processual próprio, elaborados junto a operadores jurídicos no Brasil. O resultado aponta para uma teoria própria, e um texto modelo para orientação prática.

Biografia do Autor

José Isaac Pilati, Universidade Federal de Santa Catarina

Professor Titular (Graduação e Pós-graduação, Mestrado e Doutorado) da Universidade Federal de Santa Catarina.

Orides Mezzaroba, Universidade Federal de Santa Catarina

Professor Titular e Coordenador do Mestrado Profissional em Direito da Universidade Federal de Santa Catarina. Pesquisador de Produtividade do CNPq.

Publicado

16/08/20

Edição

Seção

Artigos