NARRATIVA EDUCACIONAL TRANSMÍDIA E O PODCAST

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46560/meritum.v15i4.8181

Palavras-chave:

Narrativa educacional, Transmídia, Podcast.

Resumo

Esta pesquisa usa o método hipotético dedutivo e tem como referencial teórico a Resolução n. 5 do Ministério da Educação, de 17/12/2018, que estabelece que o Projeto Pedagógico do Curso (PPC) de Direito deve ter como elementos estruturais, dentre outros, a realização de inter e transdisciplinaridade, o incentivo à inovação, a integração entre teoria e prática, a especificação das metodologias ativas utilizadas. O problema é que os professores e alunos dos cursos jurídicos normalmente não sabem como fazer isso na prática. A pesquisa busca apontar caminhos viáveis para isso, a partir da narrativa educacional transmídia e do podcast.

Biografia do Autor

Frederico de Andrade Gabrich, Universidade FUMEC

Doutor, Mestre, Especialista em Direito Comercial/Empresarial e graduado em Direito pela mesma Universidade Federal de Minas Gerais (2007, 2000, 1993 e 1990). Professor Adjunto da Universidade Fumec (desde 1995). Responsável pelas disciplinas Direito Empresarial I e II (graduação), Estratégias Jurídicas das Organizações (mestrado), Metodologia de Ensino Jurídico (mestrado), Direito, Arte, Literatura e Transdisciplinaridade (mestrado). Coordenador de Projeto de Pesquisa, autor de livros e artigos científicos, e orientador de diversas dissertações de mestrado voltadas para Análise Estratégica do Direito, das Metodologias de Ensino e da Transdisciplinaridade. Diretor da Análise Estratégica, com experiência em negociação, mediação, arbitragem, direito societário, fusões e aquisições, estruturação de negócios, educação corporativa, design instrucional, inovação disruptiva. Conselheiro (voluntário) - Câmara Mineira de Arbitragem Empresarial (Caminas).

Alessandra Abrahao Costa, Universidade FUMEC

Mestre em Instituições Sociais, Direito e Democracia, pela Universidade FUMEC, tendo sido bolsista pela Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (FAPEMIG). Especialista em Direito Civil: Doutrina e Jurisprudência, pela Esscola Paulista de Direito. Parecerista "ad hoc" da Revista Meritum (ISSN 2238-6939). Membro do Núcleo de Pesquisa do PPGD da Universidade FUMEC. Associada ao Conselho Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Direito (CONPEDI). Atuou como estagiária docente na Universidade FUMEC, na área de Direito Penal. Possui graduação em Direito (2017) pela Faculdade de Ciências Humanas, Sociais e da Saúde (FCH), da Universidade FUMEC e graduação em Jornalismo (2012) pela Faculdade de Ciências Humanas, Sociais e da Saúde (FCH), da Universidade FUMEC. Tem experiência na área de Comunicação Social, com ênfase em Comunicação e Linguagem. Atuou na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), onde constituiu equipe de Assessoria de Imprensa em gabinete de Deputado Estadual. Exerceu atividade de repórter e produtora da Rádio Band News FM, do Grupo Bandeirantes de Telecomunicação. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Imobiliário, Direito Civil e Direito do Trabalho. Advogada - OAB/MG nº. 184.779.

Publicado

15/09/21

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)