RESPONSABILIDADE CIVIL DOS PAIS EM FACE DA CONVIVÊNCIA FAMILIAR

A COMPENSAÇÃO DOS DANOS IMATERIAIS PARA ALÉM DA INDENIZAÇÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46560/meritum.v16i2.8447

Resumo

A proposta da presente pesquisa volta-se à análise da responsabilidade civil entre pais e filhos, em decorrência da violação do direito à convivência familiar. O estudo constituiu-se no método de abordagem na forma dedutiva, mediante uma revisão bibliográfica e documental, utilizando para tanto de uma visão multidisciplinar e interdisciplinar. Verificou-se que o instituto da responsabilidade civil voltado às relações parentais precisa de uma releitura e uma aplicação diferenciada, tendo em vista que os danos causados aos filhos normalmente são de ordem imaterial, extrapatrimonial, não sendo possível a sua reparação, mas simplesmente compensação. A principal contribuição deste estudo reside na necessidade de uma hermenêutica diferenciada em face dos atos parentais que violam o direito à convivência familiar. Os danos causados em decorrência de atos como de alienação parental ou abandono afetivo não podem ser reparados, mas simplesmente compensados pela responsabilidade civil. Sendo possível falar-se na possibilidade de responsabilização dos pais para além do pagamento de valor em pecúnia, tendo em vista que o núcleo axiológico do instituto em análise é a tratativa do dano, e não propriamente o dinheiro. 

Biografia do Autor

Adauto de Almeida Tomaszewski, Universidade Paranaense - UNIPAR

Graduado em Direito pela Universidade Estadual de Londrina (1993), Mestre em Direito Negocial pela Universidade Estadual de Londrina (1997) e Doutor em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2000). Já ministrou aulas em Tupã/SP, na FADAP, em 1998, em Presidente Prudente/SP de 1999 a 2003 na UNOESTE, na UNIPAR, de 1998 a 2019. Foi Procurador do Município de Londrina/PR de 1995 a 2003, lotado na Secretaria Especial da Mulher e na Autarquia do Serviço Municipal de Saúde. Foi Diretor do Núcleo de Prática Jurídica da Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUC, Campus Londrina entre outubro de 2006 a dezembro de 2010. Atualmente é Professor Associado da Universidade Estadual de Londrina, lotado no EAAJ - Escritório de Aplicação e Assuntos Jurídicos, Professor Titular da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Campus Londrina. 

Diego Fernandes Vieira, Unicesumar - Centro Universitário de Maringá/PR

Mestrando no programa de Pós-Graduação em Ciências Jurídicas (PPGCJ) pelo Centro Universitário de Maringá – Unicesumar – Bolsista do programa de Suporte à Pós-Graduação de Instituições Particulares (PROSUP/CAPES); Graduado em Direito pelo Centro Universitário de Cesumar – Unicesumar; Graduando em Administração pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci – Uniasselvi. E-mail: diego.vieira_180@hotmail.com.

Downloads

Publicado

04/02/22

Edição

Seção

Artigos