REAVALIANDO O ABUSO DE PODER ECONÔMICO EM MERCADOS DIGITAIS

A DECISÃO DO CADE NO CASO GOOGLE SHOPPING

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.46560/meritum.v16i3.8542

Resumen

Este artigo investiga como mercados digitais podem facilitar condutas anticompetitivas. Sugere-se que a estrutura desses mercados pode viabilizar novas manifestações de práticas anticoncorrenciais, de modo que algumas premissas tradicionais do direito da concorrência podem não ser adequadas à identificação de condutas unilaterais abusivas em mercados digitais. A metodologia utilizada na construção do trabalho, quanto ao procedimento, consiste em revisão bibliográfica e na análise da decisão do CADE no caso do “Google Shopping”. Inicialmente, foram abordadas algumas características desses mercados e dessas relações digitais. Ato contínuo, foram exploradas delimitações conceituais, bem como a forma pela qual o abuso de posição dominante pode ser revelar mais frequentemente em mercados digitais a partir de uma perspectiva da consolidação de poder econômico em estruturas digitais. Por fim, foi realizada a análise do caso Google Shopping, que aponta para a necessidade de se repensar conceitos na análise de condutas anticompetitivas em mercados digitais.

Biografía del autor/a

Gabriel Felipe Nami Inácio, Universidade de São Paulo

Advogado. Mestrando em Direito Comercial na Universidade de São Paulo (USP). Bacharel em Direito pela Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais do Centro Universitário de Brasília.

Gustavo Ferreira Ribeiro, Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais

Doutor em Direito pela Maurer School of Law, Indiana University Bloomington (EUA), (revalidado UFSC, 2010). Mestre em Direito (UFSC, 2004). Bacharel em Direito (UFMG, 2002) e Ciência da Computação (UFMG, 1996).
Professor do Programa de Mestrado e Doutorado do UniCEUB

Publicado

16/03/22

Número

Sección

Articulo (s)