EFEITOS DA AMBIGUIDADE SEMÂNTICA DO TERMO LANÇAMENTO SOBRE A CONSTITUIÇÃO DO CRÉDITO TRIBUTÁRIO

Auteurs-es

  • Rafael Rodigheri Alves da Silva

DOI :

https://doi.org/10.46560/meritum.v12i1.5681

Mots-clés :

Direito Tributário, Lançamento, Autolançamento, Crédito Tributário

Résumé

O presente artigo discute as diferentes acepções do termo “lançamento” previstas na legislação e aceitas como válidas pelo Direito Tributário Brasileiro, sob enfoque do Construtivismo Lógico-Semântico, e seus desdobramentos sobre a constituição do crédito tributário. Aborda, ainda, a constitutividade e a declaratividade do lançamento tributário relacionando-as com seu caráter de ato ou procedimento, respectivamente. Por fim, debate a participação do sujeito passivo na gestão tributária através do lançamento por homologação relacionando-a com a posição adotada.

Biographie de l'auteur-e

Rafael Rodigheri Alves da Silva

Graduado em Direito (2016) pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS. Advogado.

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Publié-e

20/11/17

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