Impactos e Implicações do Excesso informacional
DOI:
https://doi.org/10.70493/cod31.v2i2.10193Palavras-chave:
excesso informacional;, transtornos associados;Resumo
Se informação é poder, o excesso dela pode trazer consequências, mais especificamente, transtornos associados. Desde problemas para a tomada de decisão até uma fadiga mental e emocional. Este artigo apresenta uma revisão sistemática de literatura com o objetivo de identificar os principais impactos e implicações do excesso informacional em artigos científicos. Primeiramente, foi realizada uma pesquisa documental exploratória na base de dados da Scopus para identificar o número de artigos científicos publicados desde a primeira obra sobre a temática, em 1974. Dos 154 artigos inicialmente levantados, procedeu-se uma análise qualitativa, utilizando a técnica de análise de conteúdo, resultando na seleção de 15 artigos para um estudo mais aprofundado. Em uma verificação preliminar, constatou-se que mais de 30% dos estudos estavam relacionados à COVID -19, justificando uma explosão de publicações nos anos da pandemia. A insegurança aumenta a busca por informações e explicações. No entanto, o resultado, muitas vezes, é a fadiga, causada pelo excesso. Em outros contextos, seja nas mídias sociais e/ou ambiente de trabalho, também tem se estudado as implicações que um volume intenso de informações tem trazido para as pessoas.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Código 31: revista de informação, comunicação e interfaces

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
- Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista Código 31, editada pela Universidade Fumec, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores, caso haja, a qualquer outro periódico.
- Por meio deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Universidade Fumec e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).
A Revista "Código 31" é licenciada sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.