Impactos e Implicações do Excesso informacional
DOI:
https://doi.org/10.70493/cod31.v2i2.10193Palabras clave:
excesso informacional;, transtornos associados;Resumen
Se informação é poder, o excesso dela pode trazer consequências, mais especificamente, transtornos associados. Desde problemas para a tomada de decisão até uma fadiga mental e emocional. Este artigo apresenta uma revisão sistemática de literatura com o objetivo de identificar os principais impactos e implicações do excesso informacional em artigos científicos. Primeiramente, foi realizada uma pesquisa documental exploratória na base de dados da Scopus para identificar o número de artigos científicos publicados desde a primeira obra sobre a temática, em 1974. Dos 154 artigos inicialmente levantados, procedeu-se uma análise qualitativa, utilizando a técnica de análise de conteúdo, resultando na seleção de 15 artigos para um estudo mais aprofundado. Em uma verificação preliminar, constatou-se que mais de 30% dos estudos estavam relacionados à COVID -19, justificando uma explosão de publicações nos anos da pandemia. A insegurança aumenta a busca por informações e explicações. No entanto, o resultado, muitas vezes, é a fadiga, causada pelo excesso. Em outros contextos, seja nas mídias sociais e/ou ambiente de trabalho, também tem se estudado as implicações que um volume intenso de informações tem trazido para as pessoas.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Código 31: revista de informação, comunicação e interfaces

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
- Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista Código 31, editada pela Universidade Fumec, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores, caso haja, a qualquer outro periódico.
- Por meio deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Universidade Fumec e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).
A Revista "Código 31" é licenciada sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.