A PRESENÇA DIGITAL DAS BIBLIOTECAS PÚBLICAS DO RIO DE JANEIRO DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19

Breve relato de um extensionista

Autores/as

  • Valquer Gandra Mestrando em Ciência da Informação (IBICT-UFRJ)

DOI:

https://doi.org/10.70493/cod31.v2i2.10192

Palabras clave:

extensão universitária, bibliotecas públicas, educação patrimonial, Covid-19, presença digital

Resumen

INTRODUÇÃO:  O projeto de extensão universitário "Batendo Perna por aí...nas Bibliotecas Cariocas" foi criado em 2018 com o objetivo de democratizar o acesso às bibliotecas históricas do Rio de Janeiro. O problema central que o projeto busca enfrentar é a percepção de que essas bibliotecas, são muitas vezes vistas como imponentes e inacessíveis para a população. O objetivo geral do projeto é incentivar a apropriação do patrimônio cultural e científico presente nessas bibliotecas, em consonância com o 10º Objetivo de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU), que trata da redução das desigualdades por meio da ciência. A justificativa do projeto reside na necessidade de aproximar a comunidade das bibliotecas, promovendo o acesso ao conhecimento, cultura e serviços oferecidos por esses espaços de memória e patrimônio. Com a pandemia de Covid-19, as visitas presenciais foram suspensas, e o projeto precisou se adaptar ao formato online. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA: O projeto se baseia no conceito de educação patrimonial descrito por Horta, Grunberg, Monteiro (1999), que a definem como um "processo permanente e sistemático de trabalho educacional centrado no Patrimônio Cultural como fonte primária de conhecimento e enriquecimento individual e coletivo". Para os autores, a experiência direta com o patrimônio cultural permite que os indivíduos desenvolvam um processo ativo de valorização e apropriação de sua herança cultural, o que contribui para o enriquecimento tanto pessoal quanto social. METODOLOGIA: Realizou uma pesquisa de campo (nas redes sociais), objetivo de coletar de dados informativos, a fim de identificar quais bibliotecas estavam em funcionamento, os protocolos de segurança adotados e as ações implementadas durante o período de restrição sanitária, na qual verificou por informações em redes sociais e por atendimento remoto ao público por Email e Facebook Business Suite. A partir dessas informações, o projeto passou a dinamizar suas redes sociais com postagens sobre o funcionamento das bibliotecas selecionadas, como a Biblioteca Machado de Assis, o Real Gabinete Português de Leitura e a Biblioteca Parque Estadual, entre outras. RELATO DE EXPERIÊNCIA: As bibliotecas estudadas mantiveram suas atividades durante a pandemia, adaptando-se ao formato online. O projeto gerou conteúdo digital relevante, o que aumentou o engajamento nas redes sociais, principalmente durante eventos como o Tour Virtual 360° em parceria com a FIOCRUZ. Entretanto, a análise dos dados, realizada por meio de ferramentas como o Facebook Business Suite, revelou um pico de interação próximo ao evento virtual, destacando o interesse do público por formatos inovadores, como o uso de tecnologias de realidade virtual em visitas guiadas online.  Em resumo, o projeto permaneceu relevante, adaptando-se ao ambiente digital e mantendo o público engajado, apesar dos desafios impostos pela pandemia. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Apesar das dificuldades causadas pela pandemia, incluindo o fechamento inicial das bibliotecas, estas instituições se mostraram resilientes e mantiveram suas atividades essenciais. Elas continuaram promovendo a inclusão social, a cidadania, a cultura e o incentivo à leitura, adaptando-se ao formato online para oferecer empréstimos, cursos e eventos. Bibliotecários e técnicos prestaram suporte digital, disponibilizando informações confiáveis e auxiliando pesquisadores e usuários.

Publicado

20/12/24