CURADORIA DIGITAL APLICADA À INFORMAÇÃO CIENTÍFICA EM SAÚDE
UMA ANÁLISE DA METODOLOGIA LILACS
DOI:
https://doi.org/10.70493/cod31.v3i1.10624Palabras clave:
Curadoria digital, Gestão da Informação em saúde, Informação em saúde, Metodologia LILACS, BIREMEResumen
A curadoria e a gestão da informação científica tornaram-se dimensões estratégicas em ambientes de saúde, diante do crescimento exponencial da produção de dados e da necessidade de garantir qualidade, acesso e preservação do conhecimento validado. Este artigo analisa a metodologia LILACS, desenvolvida pela BIREME, como um modelo robusto de curadoria digital aplicado à gestão da informação em saúde na América Latina e no Caribe. Fundamentando-se nos princípios do DCC Curation Lifecycle Model (DCC CLM), o estudo revela como a LILACS operacionaliza ações essenciais de curadoria, desde a seleção documental até o acesso e reutilização, por meio de uma estrutura cooperativa, descentralizada e adaptada às especificidades regionais. A análise documental evidencia a maturidade da infraestrutura informacional coordenada pela BIREME, destacando seu impacto na promoção da ciência aberta e na integração da produção científica regional aos sistemas globais de informação.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 Código 31: revista de informação, comunicação e interfaces

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
- Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista Código 31, editada pela Universidade Fumec, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores, caso haja, a qualquer outro periódico.
- Por meio deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Universidade Fumec e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).
A Revista "Código 31" é licenciada sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.