CURADORIA DIGITAL APLICADA À INFORMAÇÃO CIENTÍFICA EM SAÚDE

UMA ANÁLISE DA METODOLOGIA LILACS

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.70493/cod31.v3i1.10624

Mots-clés :

Curadoria digital, Gestão da Informação em saúde, Informação em saúde, Metodologia LILACS, BIREME

Résumé

A curadoria e a gestão da informação científica tornaram-se dimensões estratégicas em ambientes de saúde, diante do crescimento exponencial da produção de dados e da necessidade de garantir qualidade, acesso e preservação do conhecimento validado. Este artigo analisa a metodologia LILACS, desenvolvida pela BIREME, como um modelo robusto de curadoria digital aplicado à gestão da informação em saúde na América Latina e no Caribe. Fundamentando-se nos princípios do DCC Curation Lifecycle Model (DCC CLM), o estudo revela como a LILACS operacionaliza ações essenciais de curadoria, desde a seleção documental até o acesso e reutilização, por meio de uma estrutura cooperativa, descentralizada e adaptada às especificidades regionais. A análise documental evidencia a maturidade da infraestrutura informacional coordenada pela BIREME, destacando seu impacto na promoção da ciência aberta e na integração da produção científica regional aos sistemas globais de informação.

Bibliographies de l'auteur-e

Leonardo Adriano Ragacini, Universidade de São Paulo/Escola de Comunicação e Artes

Leonardo Adriano Ragacini é bibliotecário e pesquisador com formação interdisciplinar voltada à interface entre ciência da informação, tecnologia e saúde. Graduado em Biblioteconomia (FESPSP) e em Gestão da Tecnologia da Informação (ETEP), é mestre em Big Data e Business Intelligence (Universidad Isabel I, Espanha) e atualmente cursa o Mestrado Profissional em Gestão da Informação na Universidade de São Paulo (USP), onde desenvolve pesquisa sobre curadoria digital e combate à desinformação em saúde, com foco nas Vitrines do Conhecimento da BIREME/OPAS. Atua como bibliotecário na Associação Paulista de Homeopatia e integra a Rede de Indexadores da base LILACS, colaborando em projetos de atualização de vocabulários controlados e capacitação em indexação. Possui especializações em ciência de dados, gestão do conhecimento, informática em saúde, práticas integrativas, docência e governança em TI, além de significativa produção acadêmica em livros, artigos científicos e textos de divulgação. Sua trajetória profissional é marcada por consultorias técnicas, cursos ministrados e publicações sobre organização do conhecimento, curadoria da informação e enfrentamento da infodemia em contextos digitais e científicos.

Cibele Araujo Camargo Marques dos Santos, Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes. Departamento de Ciência da Informação e Documentação. Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação.

Possui doutorado em Ciências da Informação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo- ECA/USP e graduação em Biblioteconomia pela mesma instituição. É professora doutora no Departamento de Informação e Cultura da ECA/USP e participa do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Informação (PPGCI - ECA/USP), na linha de pesquisa Organização da Informação e do Conhecimento. Participa como pesquisadora do Projeto ARQUIGRAFIA no Grupo de Pesquisa CNPq RITe (Representações: Imaginário e Tecnologia) e do Grupo de Pesquisa CNPq Organização e Representação do Conhecimento. Participa de la Red de Indizadores de documentos según la Metodologia LILACS. Realiza pesquisa nos temas de organização e representação da informação em bibliotecas, arquivos e web, organização da informação em saúde, linguagens documentárias, vocabulário controlado e estruturado, redes e mídias sociais, ensino em organização do conhecimento. Tem experiência profissional em representação descritiva e indexação, elaboração e gestão de vocabulário controlado, gestão de conteúdo na internet, promoção e divulgação de bibliotecas. 

Téléchargements

Publié-e

21/11/2025