Feminismo de mercado e a comoditização do autocuidado pelo femvertising

Authors

Keywords:

Autocuidado, Feminismo de Mercado, Femvertising, Comoditização

Abstract

O presente artigo examina a evolução do conceito de autocuidado, destacando seu deslocamento de uma prática de resistência política para uma estratégia de consumo individualista, promovida pelo feminismo de mercado e, particularmente, pelo femvertising. A partir de uma pesquisa teórica interdisciplinar, fundamentada em estudos feministas e de consumo, discute-se como o autocuidado, originalmente associado à luta antirracista e à valorização de corpos marginalizados, foi despolitizado e comoditizado pelas lógicas neoliberais, tornando-se uma atividade centrada na gestão de si e no aprimoramento pessoal. Este trabalho investiga as implicações dessa transformação, refletindo sobre o esvaziamento do potencial subversivo do autocuidado e sua conversão em mais um dispositivo do capitalismo. Ao instrumentalizar pautas feministas para fins publicitários, o femvertising contribui para a mercantilização de discursos de empoderamento e emancipação da mulheres, reforçando padrões de consumo e estéticas excludentes. Nesse sentido, esta análise propõe uma reflexão crítica sobre os limites dessa apropriação comercial e a necessidade de recuperar o autocuidado como uma prática coletiva e politicamente engajada.

Author Biography

Leonardo Mozdzenski, Universidade Federal de Pernambuco

Doutor em Comunicação e doutor em Letras/Linguística, com pós-doutorado em Direitos Humanos, pela Universidade Federal de Pernambuco. Professor da Pós-Graduação Lato Sensu do Instituto de Educação Continuada da PUC Minas. Pesquisador integrante do Grupo de Pesquisa PHiNC - Publicidade Híbrida e Narrativas de Consumo (PPGCOM-UFPE/CNPq). 

References

BARRETO JANUÁRIO, Soraya. Feminismo de mercado: quando a publicidade e o mercado “compram” as pautas feministas. Recife: Ed. UFPE, 2022.

BRISOLLA, Marcia Regina Santos. Representação da mulher na campanha Pela Real Beleza Dove: um estudo dos processos de significação em mensagens publicitárias. 2006. 100f. Dissertação (Mestrado em Cultura Visual) – Faculdade de Artes Visuais, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2006.

CARNEIRO, Sueli. Escritos de uma vida. São Paulo: Pólen Livros, 2019.

CASTRO, Cosette. Cuidado e autocuidado entre mulheres ativistas no mundo online. Aveiro: Ria, 2021.

COLLINS, Patricia Hill. Pensamento feminista negro: conhecimento, consciência e a política do empoderamento. São Paulo: Boitempo, 2019.

DAVIS, Angela. Radical self-care [Entrevista ao canal Afropunk]. YouTube, 17 dez. 2018. Disponível em: https://bit.ly/4dTYXdL. Acesso em: 9 out. 2024.

DUPAS, Giselle; PINTO, Ione; MENDES, Marlene; BENEDINI, Zaira. Reflexão e síntese acerca do modelo de autocuidado de Orem. Acta Paulista de Enfermagem, v. 7, n. 1, p. 19-26, jan./mar. 1994.

EL-OSTA, Austen; WEBBER, David; GNANI, Shamini; BANARSEE, Ricky; MUMMERY, David; MAJEED, Azeem; SMITH, Peter. The self-care matrix: a unifying framework for self-care. SelfCare, v. 10, n.3, p. 38-56, 2019.

FREITAS, Verlaine. A estética narcísica da sociedade de consumo. Educação e Filosofia, v. 17, n. 34, p. 51-64, 2008.

GODFREY, Chistina M.; HARRISON, Margaret B.; LYSAGHT, Rosemary; LAMB, Marianne; GRAHAM, Ian D.; OAKLEY, Patricia. Care of self - care by other - care of other: the meaning of self-care from research, practice, policy, and industry perspectives. International Journal of Evidence-Based Healthcare, v. 9, n. 1, p. 3-34, mar. 2011.

GOLDMAN, Robert; HEATH, Deborah; SMITH, Sharon. Commodity feminism. Critical Studies in Mass Communication, v. 8, n. 3, p. 333-351, 1991.

HAMLIN, Cynthia; PETERS, Gabriel. Consumindo como uma garota: subjetivação e empoderamento na publicidade voltada para mulheres. Lua Nova, n. 103, p. 167-202, 2018.

HOOKS, bell. Tudo sobre o amor: novas perspectivas. São Paulo: Elefante, 2021.

JOHNSTON, Katherine; YEUNG, Ophelia; CALLENDER, Tonia. Global wellness economy monitor 2023. Miami: Global Wellness Institute, 2023.

KASSEM, Menatallah M.; NEGM, Eiman; GHARARA, Sahar R. Abu. Investigating gen z consumers’ feministic identities and gender-stereotypical norms on their attitude formation towards femvertising campaigns, impacting purchase intention. Open Access Library Journal, v. 11, n. 6, p. 1-20, jun. 2024.

LIMA, Ana Marina Abreu de. O empowerment feminino na publicidade: um estudo exploratório sobre as percepções e atitudes dos consumidores. 2016. 97f. Dissertação (Mestrado em Marketing e Estratégia) – Escola de Economia e Gestão, Universidade do Minho, Braga, 2016.

LORDE, Audre. A burst of light: and other essays. Mineola: Ixia Press, 1988.

MORAES, Maria Regina Cariello. Autocuidado e gestão de si: hábitos saudáveis na mídia impressa semanal. 2014. 325f. Tese (Doutorado em Sociologia) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2014.

MUKHERJEE, Roopoli; BANET-WEISER, Sarah. Commodity activism: cultural resistance in neoliberal times. New York: New York University Press, 2012.

ORLANDI, Eni Puccinelli. As formas de silêncio: no movimento dos sentidos. Campinas: Ed. Unicamp, 2007.

PEREIRA, Deyliane Aparecida de Almeida; DOIMO, Leonice Aparecida; KOWALSKI, Marizabel. Discurso estético do corpo: o autocuidado de mulheres. CSOnline, v. 3, n. 6, p. 33-59, jan./abr. 2009.

RIBEIRO, Djamila. Autocuidado é fundamental pra sobrevivência [Entrevista para Fernando Luna e Bob Wolfenson]. Mina, 29 nov. 2021a. Disponível em: https://bit.ly/3XXVfdu. Acesso em: 9 out. 2024.

RIBEIRO, Djamila. Cuidar de si não é egoísmo ou algo exclusivo, mas autopreservação. Folha de S.Paulo, 24 jun. 2021b. Disponível em: https://bit.ly/3BAeG4y. Acesso em: 9 out. 2024.

SANTOS, Rochelle Cristina dos. Lute como uma garota: os feminismos e a campanha de femvertising #LikeAGirl. 2018. 375f. Tese (Doutorado em Ciências Humanas) – Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2018.

TYLER, Imogen. Who put the “me” in feminism?: the sexual politics of narcissism. Feminist Theory, v. 6, n. 1, p. 25-44, abril 2005.

ZUCKERWISE, Lena. “I am writing you in reference to myself”: white wellness, black feminism, and the politics of self-care. Signs, v. 49, n. 3, p. 579-607, mar. 2024.

Published

11/03/25