O PROCESSO GLOBALIZANTE E SEUS EFEITOS NO MUNDO DO DIREITO DO TRABALHO

Autores

  • Aloísio Alencar Bolwerk UFT
  • Graziele Cristina Lopes Ribeiro Ceulp/Ulbra

DOI:

https://doi.org/10.46560/meritum.v12i1.5359

Palavras-chave:

Globalização, relações de trabalho, precarização de direitos, dignidade humana.

Resumo

O presente trabalho traz como pano de fundo a globalização e surge da necessidade de examinar suas repercussões no mundo laboral. Objetiva-se avaliar as transformações que impactaram na relações humanas, sejam elas econômicas, estruturais ou sociológicas. Destarte, delineiam-se as mutações juslaborais onde o banimento de freios que blindam os trabalhadores no mercado global apresentam-se como realidade empírica na busca pelo lucro infindo. Propõe-se um novo olhar voltado às atitudes dos atores envolvidos, que investido de valores humanísticos sopese o trabalhador como um ser apossado de dignidade e proteção. A pesquisa realizada é de cunho bibliográfico com utilização de método dialético.

Biografia do Autor

Aloísio Alencar Bolwerk, UFT

Doutor em Direito Privado pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gearais. Professor Adjunto da Universidade Federal do Tocantins e de Teoria do Direito do Centro Universitário Luterano de Palmas. Advogado.

Graziele Cristina Lopes Ribeiro, Ceulp/Ulbra

Mestre em Direito pela Universidade Católica de Brasília. Professora do Curso de Direito do Centro Universitário Luterano de Palmas – CEULP/ULBRA. Advogada. 

Downloads

Publicado

20/11/17