O PROCESSO GLOBALIZANTE E SEUS EFEITOS NO MUNDO DO DIREITO DO TRABALHO

Auteurs-es

  • Aloísio Alencar Bolwerk UFT
  • Graziele Cristina Lopes Ribeiro Ceulp/Ulbra

DOI :

https://doi.org/10.46560/meritum.v12i1.5359

Mots-clés :

Globalização, relações de trabalho, precarização de direitos, dignidade humana.

Résumé

O presente trabalho traz como pano de fundo a globalização e surge da necessidade de examinar suas repercussões no mundo laboral. Objetiva-se avaliar as transformações que impactaram na relações humanas, sejam elas econômicas, estruturais ou sociológicas. Destarte, delineiam-se as mutações juslaborais onde o banimento de freios que blindam os trabalhadores no mercado global apresentam-se como realidade empírica na busca pelo lucro infindo. Propõe-se um novo olhar voltado às atitudes dos atores envolvidos, que investido de valores humanísticos sopese o trabalhador como um ser apossado de dignidade e proteção. A pesquisa realizada é de cunho bibliográfico com utilização de método dialético.

Bibliographies de l'auteur-e

Aloísio Alencar Bolwerk, UFT

Doutor em Direito Privado pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gearais. Professor Adjunto da Universidade Federal do Tocantins e de Teoria do Direito do Centro Universitário Luterano de Palmas. Advogado.

Graziele Cristina Lopes Ribeiro, Ceulp/Ulbra

Mestre em Direito pela Universidade Católica de Brasília. Professora do Curso de Direito do Centro Universitário Luterano de Palmas – CEULP/ULBRA. Advogada. 

Téléchargements

Publié-e

20/11/17

Numéro

Rubrique

Des articles