Obstáculos epistemológicos ao estudo do Direito: retorno ao movimento “Crítica do Direito” e apontamentos sobre a crítica do Direito hoje

Autores

  • Michel Miaille

DOI:

https://doi.org/10.46560/meritum.v9i2.3063

Resumo

Falar sobre os obstáculos epistemológicos ao estudo do Direito com base em na Uma introdução crítica ao direito, de 19762, significa voltar quarenta anos no tempo.

Tal empreendimento não é inocente, pois coloca o autor ou na posição confortável de repetir o que disse e, então, traçar um fio de continuidade em seu pensamento, ou, ao contrário, na situação desconfortável de se renegar, recusando o que havia escrito.

Para tentar falar hoje do estudo do Direito e de seu estudo crítico, é necessário, inicialmente, ressituar a época na qual o texto foi escrito, pois toda reflexão é filha de uma história. É necessário, em seguida, ver o que mudou na época atual e que poderia ter incidência sobre a maneira de pensar. A partir de então, pode-se formular novamente, sempre em atenção aos estudiosos do Direito, um projeto de estudo crítico que tenha alguma validade, sabendose, ainda, que esse projeto nunca será senão uma formulação temporária, ligada ao tempo presente.

Downloads