UMA ANÁLISE REFLEXIVA SOBRE A PERSONALIDADE JURÍDICA E SUA POSSÍVEL DESCONSIDERAÇÃO ATÉCNICA

Autores

  • Angélica dos Santos Batista Puc Minas - unidade são Gabriel
  • Henrique Avelino Lana Puc minas

DOI:

https://doi.org/10.46560/meritum.v12i1.4849

Palavras-chave:

Personalização, pessoa jurídica, personalidade jurídica, evolução, desconsideração.

Resumo

Busca-se analisar o instituto da personalidade jurídica, bem como seus respectivos conceitos e classificações. Pretende-se relativizar e problematizar, de modo essencialmente respeitoso e construtivo, cientificamente, as considerações doutrinárias acerca do tema. Ao final, será abordado o instituto da desconsideração da personalidade jurídica, ensejando uma reflexão, construtiva, acerca de sua atécnica aplicação em determinados casos específicos. Almeja-se denotar que, nem sempre, este instituto pode estar sendo aplicado de forma técnica.

Biografia do Autor

Angélica dos Santos Batista, Puc Minas - unidade são Gabriel

Graduanda em Direito na Faculdade PUC/MG. Monitora anterior e atual em Direito Empresarial na PUC/MG. Integrante do grupo de estudo do Instituto de Investigação de Iniciação Cientifica Constituição e Processo da PUC/MG, sob supervisão do Professor pós Doutor Fernando Horta Tavares. Integrante do Grupo de pesquisa (CEPOP) Centro de Estudos da Posse e da Propriedade da Faculdade de Direito da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, sob supervisão do Professor Doutor Adriano Stanley Rocha Souza.

Henrique Avelino Lana, Puc minas

Advogado militante. Bacharel e Pós Graduado em Direito Empresarial pela PUC/MG. Mestre em Direito Privado pela PUC/MG. Doutorando pela PUC/MG. Integrante da coordenação do Instituto de Investigação Científica Constituição e Processo, vinculado à Faculdade Mineira de Direito e ao Programa de Pós-Graduação em Direito da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas).

Downloads

Publicado

20/11/17

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)